SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Plebiscito decide pelo fim das charretes em Petrópolis

           Domingo passado, junto com a eleição dos cargos executivos e legislativos, a população de Petrópolis participou de um plebiscito. E dos 170.781 votos válidos, 117.113 decidiram pelo fim da utilização da tração animal nas charretes, mais do que o dobro dos 53.668 que se disseram favoráveis. Houve, ainda, 8.155 votos ‘branco’ e 5.732 anulados.
 
           O plebiscito foi convocado pela Câmara dos Vereadores da cidade, atendendo a reivindicações de defensores dos direitos dos animais, que criticam a exploração e os maus tratos decorrentes do serviço de charretes, conhecidas como ‘vitórias’. Os defensores alegavam que a atividade é uma tradição de Petrópolis, e atrai muitos turistas.

A pergunta feita aos eleitores foi: “Você é a favor ou contra o uso de tração animal nos passeios turísticos realizados pelas charretes no município de Petrópolis?”. Havia duas opções: sim ou não. Agora, a Câmara Municipal deve publicar o Decreto Legislativo determinando o cumprimento da decisão pela prefeitura, que deverá regulamentar como o serviço será encerrado.
Eu acredito que, se é para acabar com a exploração dos animais sendo usados como tração, o plebiscito acabou ficando muito restrito, já que a pergunta se refere apenas a “passeios turísticos”. O plebiscito deveria ser muito mais amplo, propondo acabar com qualquer uso da tração animal, não apenas nesses passeios. Afinal, os animais também são usados para outras finalidades, como, por exemplo, transporte de carga.  fr

Nenhum comentário: