SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Presidente Temer é indiciado pela Polícia Federal

         A Polícia Federal indiciou, ontem, o presidente Michel Temer no inquérito sobre pagamento de propina no setor portuário. As investigações concluíram que o presidente e mais dez envolvidos, entre eles a sua filha, Maristela Temer, praticaram crimes de corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Quatro investigados, entre eles o coronel João Baptista Lima Filho, amigo do presidente, tiveram a prisão solicitada pelo delegado Cleyber Malta Lopes. Foi pedido, ainda, o bloqueio dos bens dos indiciados, inclusive de Temer.  
Em maio do ano passado, o presidente assinou decreto que favoreceria empresas do setor portuário, e pelo qual teria recebido propinas.  O relatório da Polícia Federal foi entregue ao ministro Luís Roberto Barroso, que será o relator no STF (Supremo Tribunal Federal). Agora, o documento será encaminhado ao MPF (Ministério Público Federal), que terá 15 dias para se pronunciar por meio de parecer no sentido de oferecer ou não denúncia contra o presidente. Caso isto ocorra, por ele ter foro privilegiado, o relator deverá encaminhar a denúncia ao presidente do STF, Dias Toffoli, que a remeterá à Câmara dos Deputados, onde seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e no plenário.
Os deputados federais, então, podem dar o aval para abertura de ação penal contra o presidente pelo STF, ou decidir pelo seu arquivamento. Em 2017, Temer teve duas denúncias contra ele arquivadas na Câmara Federal. Com o fim de seu mandato, no próximo dia 31 de dezembro, ele passará a responder a quaisquer processos na Justiça comum, não tendo mais o foro privilegiado. É aguardar para ver no que vai dar. fr

Nenhum comentário: