SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Dica de filme: "Especialista em Crise"

ESPECIALISTA EM CRISE (“Our Brand Is Crisis”)
EUA, 2015, Drama
Direção: David Gordon Green
Com: Sandra Bullock, Billy Bob Thornton, Joaquim de Almeida, Anthony Mackie, e o ator boliviano Reynaldo Pacheco

Assisti esta semana a este filme, que mostra o trabalho de consultoria política feito por uma empresa estadunidense a um candidato à presidência da Bolívia, Pedro Castillo (interpretado pelo português Joaquim de Almeida). Castillo já havia sido presidente, mas não era carismático, nem demonstrava a menor empatia com o povo. Ele estava muito atrás do primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, e Jane "Calamidade" Bodine (Sandra Bullock), foi chamada para ajudar como especialista em campanhas políticas. Afastada desse trabalho por conta das últimas experiências frustradas pelas quais passara, Bodine somente aceitou o convite ao saber que o candidato favorito era assessorado por um desafeto, Pat Candy (Billy Bob Thornton).
O filme mostra a sujeira das estratégias utilizadas pelos dois lados, recorrendo a acusações falsas e trapaças para conseguir eleger quem lhe contratou, independente de qualquer preocupação com os destinos do povo boliviano. O filme é fictício, mas é baseado em um documentário homônimo de 2005, escrito e dirigido por Rachel Boynton, sobre a atuação da empresa de consultoria política Greenberg Carville Shrum (GCS) na eleição de 2002 na Bolívia. O ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada saiu das últimas colocações nas pesquisas e foi eleito presidente da República.
A estória do filme faz referência à Bolívia, mas tem tudo a ver com muitos outros países onde as eleições são disputadas por candidatos e grupos políticos mais preocupados com os seus projetos pessoais do que com o povo. O Brasil, inclusive.  Curiosidades: um dos produtores do filme, George Clooney, era apontado para dirigir e fazer o papel principal; as filmagens ocorreram no estado de Luisiana, Estados Unidos. fr

Nenhum comentário: