SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Assembleia Geral da ONU condena bloqueio a Cuba

           A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou hoje por ampla maioria, resolução que condena o bloqueio econômico, comercial e financeiro a Cuba. É o 27º ano consecutivo que a resolução é aprovada, mas, como não tem o poder de impor qualquer mudança, é apenas um indicativo de que ela é necessária. Foram 189 países que votaram a favor da resolução, condenando o bloqueio, e somente os Estados Unidos e Israel foram contrários.
 
Os Estados Unidos sempre alegam estarem defendendo os direitos humanos do povo cubano, mas a História mostra que ao longo das últimas décadas o país tem apoiado regimes ditatoriais pelo mundo, que desrespeitavam esses mesmos direitos. Cuba, por sua vez, faz questão de mostrar os enormes prejuízos que o bloqueio provoca ao povo cubano, impedindo que ele tenha acesso a medicamentos e dificultando intercâmbios culturais e esportivos.

A questão é que os Estados Unidos usam contra Cuba um critério que não usa para outros países que eles igualmente não consideram democráticos. Por que não fazer um bloqueio à China, por exemplo? A maior ditadura comunista do mundo não violaria os direitos humanos? A verdade é que não são os intereses do povo cubano, ou dos Estados Unidos, ou de qualquer outro país que interessam aos governos. O que interessa são os negócios, a venda de seus produtos, o dinheiro, enfim. Eu continuo torcendo para que Cuba persista em sua abertura, e se reaproxime da democracia. Mas sem ter que seguir a imposição de qualquer país. fr

Nenhum comentário: