SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

O Fim da Eternidade (Isaac Asimov)

          Li o livro “O Fim da Eternidade”, do escritor russo Isaac Asimov (1920-1992), considerado um dos mestres da ficção científica. Apesar de eu curtir muito o tema, eu não gostei muito do livro; achei confuso, e sem muita fundamentação, as coisas simplesmente aconteciam. A estória é de um “eterno”, Andrew Harlan, que exercia o cargo de “técnico”, cuja atribuição era se deslocar no tempo a fim de observar acontecimentos e, depois, os relatar a seus superiores. Com base nas observações dos técnicos, os líderes, os chamados “computadores”, decidiam quais mudanças deveriam ser feitas no passado ou no futuro.
 
O objetivo principal era manter os acontecimentos da História controlados, o que acabava por impedir grandes transformações na evolução da humanidade. Tudo isso era feito secretamente, sem conhecimento da população. No futuro muito (muito mesmo!) distante, porém, as pessoas descobriram a existência dessa ‘organização’, denominada de “Eternidade”. Nesse futuro, as pessoas viviam sem grandes aspirações, conformados pelas vidas tranquilas e acomodadas, o que impediu o avanço tecnológico e social.
          Para acabar com essa estagnação e possibilitar a evolução da humanidade, a população do futuro envia uma mulher ao passado, para se infiltrar na vida do técnico Andrew Harlan. Ele era uma pessoa dedicada ao trabalho, sério e sem diversões. O plano foi de seduzi-lo, a fim de que ele se apaixonasse e quisesse acabar com a Eternidade para poder viver com ela, uma não-eterna. Dessa maneira, conseguiriam acabar com o controle dos acontecimentos, e a busca de inovações levaria à evolução natural da humanidade. Contada assim, a história é interessante, e é mesmo! Mas não consegui gostar da leitura, infelizmente. Espero ter oportunidade de ler outro livro do autor; já que muitos falam tão bem dele, quero poder ler e gostar de outra leitura. fr

Nenhum comentário: