SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Papa faz visita histórica aos Emirados Árabes Unidos

 
           O papa Francisco encerrou hoje uma visita histórica de três dias a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, na primeira visita de um líder católico à Península Árabe.  Este foi o 41º país visitado pelo papa, que já é o segundo pontífice que mais países visitou, atrás apenas do papa João Paulo II. O papa Francisco participou em Abu Dhabi da cúpula da ‘Irmandade Humana’, que reuniu centenas de líderes de diferentes religiões. E visitou a Grande Mesquita do Sheik Zayed, um dos mais importantes locais de culto dos Emirados Unidos, e uma das maiores mesquitas do mundo, tendo capacidade para 40 mil pessoas.

A viagem segue o propósito do papa de estreitar as relações do mundo católico com o Islã, religião monoteísta fundada pelo profeta Maomé e seguida pelos países muçulmanos. Ontem, o papa assinou em conjunto com o grande imã sunita do Instituto egípcio Al-Azhar, o xeque Ahmed al-Tayeb, uma declaração conjunta, em que os dois líderes comprometeram-se a empreender os esforços das duas religiões na luta contra o extremismo. A Al-Azhar é a mais importante instituição do Islã sunita, composto por muçulmanos ortodoxos. E se reuniu com o príncipe herdeiro dos Emirados Unidos, sheik Mohamed bin Zayed Al-Nahyan. Este país procura demonstrar ser o mais aberto em termos religiosos, em uma região em que a vizinha Arábia Saudita não permite a liberdade religiosa, e proíbe a manifestação de qualquer religião que não seja o Islã.
O papa Francisco afirmou ser necessário se posicionar contra atitudes extremas: "Em nome de Deus Criador, é preciso condenar sem vacilação toda forma de violência, porque usar o nome de Deus para justificar o ódio e a violência contra o irmão é uma grave profanação". Hoje, o papa rezou uma missa para mais de 170 mil pessoas que lotaram o estádio da Cidade Esportiva de Zayed, na capital, condenando aqueles que usam o nome de Deus para justificar o ódio. Em sua maioria, as pessoas presentes eram católicas asiáticas que imigraram aos Emirados em busca de emprego. Após o encerramento oficial da visita, Francisco embarcou de volta para Roma. Fontes utilizadas: Deutsche Welle, Terra e GaúchaZH. fr

Nenhum comentário: