
O Brasil pode vir a ter mais um campeão mundial de Fórmula 1, além de Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Felipe Massa reivindica na Justiça o título de 2008, vencido pelo inglês Lewis Hamilton após beneficiar-se do escândalo que ficou conhecido como Singapuragate. O Grande Prêmio de Singapura, realizado no dia 28 de setembro daquele ano, ficou marcado pela vergonhosa combinação feita pela equipe Renault. O seu chefe, o italiano Flavio Briatone, e o diretor de engenharia, o inglês Pat Symonds, pediram ao piloto brasileiro Nelson Piquet Jr. que provocasse uma batida a fim de forçar a entrada do safety car, o que Nelson fez na 14ª volta. A corrida foi interrompida justamente quando Massa, correndo pela Ferrari, estava na liderança, sendo chamado aos boxes durante a interrupção. Pouco antes da batida, a Renault tinha chamado o seu piloto, o piloto espanhol Fernando Alonso, para fazer uma parada nos boxes, justamente para ele aproveitar-se da interrupção.
A Ferrari liberou Massa para voltar à pista antes mesmo de concluído o reabastecimento de combustível e uma mangueira ficou presa ao carro. Massa quase bateu no carro do alemão Adrian Sutil, o que fez ser punido e perder tempo, e depois ainda teve o pneu furado, sendo obrigado a voltar aos boxes. Massa chegou a ficar em último lugar. Fernando Alonso, da Renault, acabou assumindo a liderança e conseguiu a vitória; Lewis Hamilton, da McLaren-Mercedes, terminou em terceiro, conseguindo mais 8 pontos na classificação; e Felipe Massa terminou em 13º, sem pontuar. A decisão do Mundial daquele ano foi no Grande Prêmio do Brasil, disputado no dia 2 de novembro. Hamilton tinha sete pontos a mais do que Massa, mas o brasileiro fez a pole position e venceu a corrida. O seu pai e a equipe da Ferrari já comemoravam o título, mas o inglês ultrapassou o alemão Timo Glock nos últimos metros da última volta, conseguindo chegar em quinto lugar, colocação suficiente para ser declarado campeão daquela temporada, APENAS UM PONTO A MAIS DO QUE MASSA na classificação final do campeonato!
A combinação desonesta e vergonhosa feita pela Renault no Grande Prêmio de Singapura acabou sendo descoberta no ano seguinte, mas o resultado da corrida foi mantido. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) manifestou-se à época:
“A equipe [Renault] admitiu que conspirou com seu piloto Nelson Piquet Jr. para causar um acidente intencional no Grande Prêmio de Singapura de 2008, infringindo o Código Esportivo Internacional e os Regulamentos da F1. As violações da Renault não só comprometeram a integridade do esporte como também colocaram em risco a vida dos expectadores, representantes e outros competidores, bem como Nelson Piquet Jr.”

A Renault demitiu Briatore e Symonds e não renovou contrato com Nelson Piquet Jr. Flavio Briatore foi banido do automobilismo mundial pela FIA, mas teve a punição anulada em 2010. Pat Symonds recebeu apenas uma suspensão de cinco anos, tendo retornado a trabalhar na Fórmula 1. Nelson Piquet Jr. não foi punido por ter confessado e colaborado com as investigações, mas nunca mais correu na Fórmula 1. Fernando Alonso também não recebeu nenhuma punição por não ter ficado provado que ele tinha conhecimento prévio da armação. Felipe Massa não conseguiu pleitear o cancelamento da prova na época, tendo sido informado pelos advogados da Ferrari que o regulamento da FIA não permitia a revisão depois de meses transcorridos. O brasileiro foi o maior prejudicado de todo esse lamentável acontecimento e criticou o comportamento da FIA:
“A manipulação aconteceu antes do pit stop [parada nos boxes]. Aconteceram muitas coisas naquele pit stop. A mangueira e tantas outras coisas que aconteceram não interferem e não interessam porque tudo aconteceu antes daquele pit stop. Aquela corrida deveria ter sido cancelada ou, na pior das hipóteses, travada na volta 14. Aquele pit stop, nas regras e na manipulação, não aconteceu. (...) Tudo o que aconteceu foi um roubo! Mas em relação à corrida nada aconteceu, o resultado continua o mesmo, isso não é certo! O roubo mudou o resultado de um campeonato e eu perdi o título. Eu já vi no futebol os resultados de jogos serem anulados porque um árbitro aceitou dinheiro. Na Itália, a Juventus foi rebaixada. Mas aqui eles só mandaram o Briatore para casa.”
O caso voltou à discussão depois de uma entrevista, em março deste ano, do inglês Bernie Ecclestone, o “chefão” da Fórmula 1 durante aquele período, revelando que ele e o presidente da FIA à época, o inglês Max Mosley, souberam do arranjo feito pela Renault ainda em 2008, durante o campeonato, mas decidiram não abrir investigações “para não manchar a imagem da categoria”. E também foi revelado que o diretor de provas, o inglês Charlie Whiting, responsável por fazer cumprir o regulamento da FIA, também soube do arranjo ainda durante o campeonato daquele ano. Ecclestone reconheceu que o Grande Prêmio de Singapura devia ter sido anulado:
“Nós tínhamos informação suficiente, na época, para investigar a questão. Segundo o estatuto [da FIA, na época], deveríamos ter cancelado a corrida de Singapura sob aquelas condições. (...) Hoje me solidarizo com Massa, sinto muito por ele. Afinal, ele ganhou a corrida em casa, em São Paulo, mas foi enganado e não levou o título que merecia. Hoje eu teria feito as coisas de outra forma.”
Foi essa entrevista que motivou a atitude de Felipe Massa de buscar na Justiça o reconhecimento de seus direitos. Portanto, se o regulamento da própria FIA tivesse sido cumprido, o GP de Singapura teria sido anulado e o brasileiro teria ultrapassado Hamilton na classificação final, devendo ser declarado campeão mundial de 2008! Além do título que lhe foi tirado, Massa ainda pede uma indenização de “dezenas de milhões de euros”, já que teve um prejuízo financeiro enorme, pois, como campeão, teria possibilidades de ter o seu salário na Ferrari aumentado e de realizar vários contratos de publicidade mais vantajosos. O automobilismo do Brasil também foi muito prejudicado, pois mais uma conquista internacional, com certeza, daria mais visibilidade e apoio a outros pilotos brasileiros.
Especialistas no automobilismo não acreditam em alteração do título de Hamilton para Massa. Mas não pelo fato de o brasileiro não ter razão em tudo o que reivindica. Apenas porque esse precedente poderia estimular outras ações semelhantes. Curiosamente, Bernie Ecclestone depois disse “não lembrar” de ter dado a entrevista. E Lewis Hamilton também parece ter comido muito queijo. Perguntado como ele se posicionava diante do processo movido perlo brasileiro Felipe Massa, Lewis disse não se lembrar direito do que aconteceu em 2008. É muita cara de pau desses dois!
Minha opinião:
O que aconteceu no Grande Prêmio de Singapura em 2008 foi uma das maiores vergonhas do esporte mundial! E, infelizmente, teve a participação de um piloto brasileiro, Nelson Piquet Jr., filho do tricampeão mundial Nelson Piquet. Independente do resultado do processo, Felipe Massa é o campeão mundial de Fórmula 1 de 2008! Ele não pode ser prejudicado por uma armação desonesta da equipe Renault. O título deve ser dividido com Lewis Hamilton, que também não teve culpa da falta de caráter de Flavio Briatore, Pat Symonds e Nelson Piquet Jr. O título mundial de 2008 tem que ser dos dois! fr
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