SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 10 de novembro de 2007

Dica de ótimo filme: "Caminho para Guantánamo"

CAMINHO PARA GUANTÁNAMO (“Road to Guantanamo”)

Inglaterra, 2006
Direção: Michael Winterbottom

Em 2001, quatro jovens paquistaneses com cidadania britânica, moradores na Inglaterra, passam a viver os piores momentos de suas vidas. Um deles tem o seu casamento marcado pela mãe com uma moça em seu país natal. Ele, então, viaja para se casar, na companhia de três amigos conterrâneos. Ao chegar ao Paquistão, resolvem aproveitar alguns dias para fazer turismo, e decidem estender a viagem ao vizinho Afeganistão, onde estariam necessitando de voluntários para ajudar em atividades humanitárias, sem terem notícias de possíveis ataques estadunidenses àquele país. O passeio transforma-se em uma dramática e desesperada luta pelas suas vidas. O Afeganistão é bombardeado e invadido por tropas lideradas pelos EUA. Os jovens muçulmanos são presos e considerados terroristas, porém um deles desaparece durante os bombardeios. Sem direito a advogados, são transferidos em janeiro de 2002 para uma penitenciária estadunidense em Guantánamo, Cuba, juntos a centenas de outros presos. Durante mais de dois anos os três amigos sofrem todo tipo de tortura física e psicológica, humilhações e ameaças de militares e agentes da CIA e do FBI para que confessassem fazer parte da Al-Qaeda e serem simpatizantes de Bin Laden.

Ganhou o Urso de Prata de Melhor Diretor, no Festival de Berlim.

Crítica: “O que torna ‘Caminho para Guantánamo’ um filme especialmente assustador e chocante é sabermos que tudo o que está sendo visto na tela continua acontecendo.” (Marcelo Janot)

Nenhum comentário: