SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Rapper estadunidense plagiou Cartola


"E o crédito?

Rapper americano copia foto lendária do sambista Cartola em capa de disco
Fonte: globo.com (O Globo Segundo Caderno) 14/09/2011

RIO - Samplear sempre foi um ato comum na cultura hip hop. Mas já vai longe o tempo em que rappers e produtores copiavam livremente trechos de canções, sem se preocupar com autorizações ou ao menos dar os devidos créditos. O que vale para as músicas deveria valer também para a arte dos discos, mas aparentemente o rapper Curren$y (com cifrão) não se preocupou com isso ao "samplear" a foto de capa da mixtape 'Verde Terrace', feita em parceria com o DJ Drama e lançada no fim de agosto. Ele utilizou deliberadamente a mítica foto de capa do álbum "Verde que te quero rosa", de Cartola, em que o sambista carioca aparece tomando um cafezinho.

O disco foi lançado em 1977. Em relação à foto original, a única mudança na capa do rapper americano é o reflexo de um carro verde nos óculos do sambista (compare as duas imagens na foto acima). No site que divulga o álbum não há qualquer menção ao trabalho do brasileiro."

Minha opinião:

Para falar a verdade, nem sei (nem quero saber) quem é esse tal de rapper Curren$y. O fato é que não é a primeira vez que artistas brasileiros são plagiados. Basta lembrar o uso indevido da ótima sacada "Tê-tetere-teretetê" da música "Taj Mahal", de Jorge Ben Jor, pelo roqueiro Rod Stewart, em 1978, em uma de suas canções. Quando soube que o cantor brasileiro iria processá-lo, Stewart "cedeu" os lucros da sua música ao Unicef, em um show beneficente na sede da ONU, em Nova Iorque. É o caso de se fazer caridade com a criatividade dos outros. rsrs

Neste caso desse raper estadunidense, foi ainda pior. Usar a foto de um disco do Cartola, na maior 'caradura', sem autorização, é uma tremenda falta de caráter! 
fr

Nenhum comentário: