SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mais um título internacional para o futebol brasileiro

O Corinthians conquistou ontem a Copa Libertadores da América, ao vencer no Pacaembu, a equipe argentina do Boca Juniors por 2 x 0. É o 16º título de um clube brasileiro nas 53 edições da competição, disputada desde 1960. E o Corinthians é o 9º clube do Brasil a conquistar este título, os demais são: Santos (1962, 63 e 2011), Cruzeiro (1976 e 1997) , Flamengo (1981), Grêmio (1983 e 95), São Paulo (1992, 93 e 2005), Vasco da Gama (1998), Palmeiras (1999) e Internacional (2006 e 2010). O Corinthians foi campeão invicto, com 8 vitórias e 6 empates, 22 gols marcados e somente 4 sofridos.

O nome da partida final de ontem foi, sem dúvida,  o atacante brasileiro naturalizado qatariano Emerson, que jogou no Qatar em 2008 e chegou a vestir a camisa daquele país. Emerson fez os dois gols da vitória sobre o Boca Juniors, mas também passou praticamente o 2º tempo todo catimbando e provocando os jogadores argentinos, inclusive mordendo a mão de Caruzzo, aos 44 minutos do 2º tempo. Merece ser punido pela Conmebol pela atitude, já que não foi expulso durante a partida. As suas provocações poderiam ter deflagrado uma briga generalizada entre os dois times, e manchado a festa do título.

Da mesma maneira que nós, brasileiros, criticamos duramente os argentinos, uruguaios, ou seja quem for, quando "catimbam", fazem o antijogo, não podemos fingir que nada aconteceu somente porque é um jogador brasileiro. Como, aliás, fez o narrador Cleber Machado, da TV Globo, que riu quando a tv mostrou a imagem, minimizando, e apenas qualificando o ocorrido como algo "incomum".  Lamentável!

O Boca Juniors fez um 2º tempo apático, os jogadores nem de longe lembravam o espírito de luta dos times argentinos. Erravam passes de forma displicente, pareciam apáticos. Inclusive o 2º gol do Corinthians teve início justamente em um passe 'a la Toninho Cerezzo' de Schiavi nos pés de Emerson, que não desperdicou o presente e fez o gol. Mas, seja como for, o Corinthians fez por merecer a vitória e o título. Parabéns à enorme torcida corinthiana!  fr
Foto: Joel Silva (Folhapress)

Nenhum comentário: