SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Meu time de botão quando criança

Lembro que, quando criança, jogava botão e, como a maioria das crianças, gostava de escalar o meu time. O time que eu tenho na memória não é uma escalação precisa, são os jogadores dos quais eu lembro dessa época. Provavelmente, eles nunca tenham jogado juntos em uma partida, pouco importa. Nos anos em que eu jogava botão, meados da década de 1970 até o início da de 1980, são desses jogadores que eu lembro.
                Por exemplo, no gol, eu “escalei” três jogadores: Borrachinha, Zé Carlos (excelente goleiro que estava sendo cotado para ser convocado para a seleção brasileira, mas sofreu um sério acidente de automóvel em 1979, e teve que se afastar por longos dois anos) e Paulo Sérgio (terceiro goleiro na Copa do Mundo da Espanha, em 1982, e goleiro titular da seleção brasileira de areia, após encerrar a carreira no futebol de campo). Perivaldo, não era muito técnico, mas era o que tínhamos. Osmar, Renê, Rodrigues Neto (titular da seleção brasileira no Mundial da Argentina, em 1978), Luizinho Rangel e Ademir Lobo. Gil, ponta direita, também titular do Brasil na Argentina, em 1978. Lembro de dois centroavantes: Dé, o folclórico “Aranha”, e Luizinho Lemos. Renato Sá jogava tanto na ponta esquerda, quanto no meio de campo.
               E deixei para o final o craque do Botafogo na época da minha infância: Mendonça. Jogou no alvinegro de 1975 a 1982, disputando 342 partidas e fazendo 118 gols. Uma pena que ele pegou justamente o período negro da história do clube, o período em que o Botafogo ficou 21 anos sem vencer um título estadual. Pela sua técnica refinada, Mendonça merecia ter sido campeão com a camisa do glorioso! Seja como for, ele com certeza está na história do clube, e sempre vai ser lembrado. Eu já fiz a ele uma homenagem no blog, e coloquei um dos seus gols aqui, o famoso “Baila Comigo”, feito no Campeonato Brasileiro de 1981, em que o Botafogo eliminou o Flamengo (basta procurar nos ‘Marcadores’, em “Botafogo”, vale a pena!)   fr
 

Nenhum comentário: