SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 7 de outubro de 2012

Crime de boca de urna é comum no país todo


Hoje, fui votar para prefeito e vereador. Como toda eleição, constatei a prática de boca de urna. Na rua onde voto, as calçadas estavam tomadas por “santinhos” de candidatos, distribuídos livremente por homens e mulheres. Apesar da presença de dois policias militares na frente da escola onde eu voto, a boca de urna ocorria à vontade. As ruas já estavam sendo tomadas por papéis logo pela manhã, eu votei por volta da 10h30. Na saída, após eu já ter votado, uma jovem andava à minha frente displicentemente jogando “santinhos” no chão. Todo mundo vê, todo mundo sabe, mas em todo ano de eleição volta a ocorrer. Pela imprensa, já à noite, vejo que 758 pessoas, inclusive nove candidatos a vereador, foram presas pela prática de boca de urna em todo o estado do Rio de Janeiro. Se todos os que praticaram boca de urna hoje, somente na capital, tivessem sido presos, este número seria muito mais elevado. Isso tudo mostra que o Brasil ainda precisa melhorar muito na prática de uma democracia plena. Sem  contar a sujeira espalhada pelas ruas. Uma vergonha! fr

Registros inequívocos da prática da boca de urna no Rio de Janeiro. À esquerda, fotografei
um trecho da calçada da rua onde fica a escola onde eu votei hoje, pela manhã: tomada
por "santinhos" de candidatos. À direita, por volta das 11 horas, um gari já fazia a limpeza
da sujeira resultante da boca de urna, perto de onde moro.

Nenhum comentário: