SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 30 de junho de 2013

Com olé em cima da Espanha no Maracanã, o campeão voltou!

O Brasil dominou a Espanha, e venceu hoje tranquilamente por 3 x 0 (dois de Fred e um de Neymar), conquistando a Copa das Confederações no Maracanã. Das nove edições da competição, o Brasil venceu quatro, sendo esta a terceira consecutiva. Jogando um futebol arrasador, o Brasil deu olé em cima dos atuais campeões do mundo e da Europa. Foi um passeio, foi uma vitória de três, mas poderia ter sido de mais. Ao final do jogo, o técnico da Espanha, Vicente Del Bosque, reconheceu a superioridade brasileira, não querendo dar nenhuma desculpa para a derrota, nem mesmo por ter disputado uma cansativa semifinal com a Itália, que terminou na disputa na marca dos pênaltis, sexta-feira. Foi um show do Brasil!
 
A vitória brasileira teve início logo a pouco mais de um minuto de jogo, com o gol de Fred, já caído no chão, um gol de raça. Aos 12 minutos, Paulinho roubou a bola de um espanhol e, da intermediária, quase encobriu o goleiro espanhol, o que seria um golaço. Aos 27 minutos, Sergio Ramos, da Espanha, derrubou Oscar já quase na entrada da área, que avançava em direção ao gol, mas o árbitro holandês Bjorn Kuipers errou ao dar somente o cartão amarelo. Aos 31 minutos, Neymar, de maneira muito inteligente, deu um passe nas costas dos zagueiros espanhóis para Fred, mas o goleiro espanhol conseguiu defender.
 
Aos 40 minutos, David Luiz salvou o que seria o gol espanhol, como último homem. Aliás, David Luiz esteve muito bem na partida de hoje, bem mais tranquilo, ao contrário das partidas anteriores, quando fez muitas faltas, algumas muito fortes. Aos 43 minutos, Neymar fez o segundo gol, em jogada iniciada por ele, que soube voltar para trás da linha do impedimento e poder concluir com um belo chute no ângulo direito do gol espanhol. Foi o cartão de visitas do brasileiro para o goleiro Casillas, do Real Madrid, que já viu o que vai sofrer no próximo campeonato espanhol, que Neymar vai disputar pelo Barcelona.
 
No segundo tempo, o Brasil começou igualmente arrasador fazendo o terceiro gol logo a menos de dois minutos. Neymar deixou a bola passar para Fred completar para o gol. Aos oito minutos, Marcelo encostou na perna do espanhol Jesus Navas, que aproveitou para se jogar no chão, e o árbitro marcou pênalti contra o Brasil. Mas, como muitos dizem, "pênalti mal marcado não entra", dessa vez funcionou. Sergio Ramos cobrou para fora. Aos 22 minutos, Piqué recebeu cartão vermelho após chutar a perna e derrubar Neymar, que ia ficar de cara com o goleiro. Os espanhóis ainda tiveram a cara de pau de reclamar. Ao sair de campo, Piqué passou ao lado do técnico  Vicente Del Bosque, que se manteve de costas, sem cumprimentá-lo. Aos 35 minutos, Julio Cesar fez ótima defesa, impedindo o gol espanhol.
 

O Brasil ficou tocando a bola nos últimos minutos, ao som de "olé" da torcida brasileira, que fez a festa no novo Maracanã. Antes da partida, houve a festa de encerramento da Copa das Confederações, à qual a presidente Dilma Rousseff não quis comparecer para não ser novamente vaiada pelo público presente, como ocorreu na festa de abertura da competição, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15. O Brasil foi campeão de forma invicta vencendo o Japão (3 x 0), o México (2 x 0), a Itália (4 x 2), o Uruguai (2 x 1) e a Espanha (3 x 0).
 
Neymar foi escolhido pela FIFA o melhor da partida, o que ocorreu também nas outras partidas do Brasil, exceto contra o Uruguai, quando o escolhido foi o goleiro Julio Cesar. A FIFA premiou os melhores da Copa das Confederações: Bola de Ouro: Neymar (Brasil); Bola de Prata: Iniesta (Espanha) e Bola de Bronze: Paulinho (Brasil). Os artilheiros da competição foram o brasileiro Fred e o espanhol Fernando Torres da Espanha, ambos com cinco gols, sendo que Torres fez quatro dos cinco gols contra a fraquíssima seleção amadora do Taiti. Com o critério de passes para gols, a FIFA deu a Chuteira de Ouro para o espanhol, que deu um passe para gol, enquanto Fred não deu nenhum passe que resultasse em gol. A Chuteira de Bronze foi para Neymar, com quatro gols.
 
Julio Cesar, do Brasil, recebeu a Luva de Ouro, como o melhor goleiro da Copa. A Espanha recebeu o Prêmio Fair Play. A Itália terminou em terceiro lugar e o Uruguai em quarto, em jogo disputado hoje, na Arena Fonte Nova, em Salvador, que terminou empatado em 2 x 2 no tempo normal, depois em 0 x 0 na prorrogação. Na disputa na marca dos pênaltis, a Itália levou a melhor (3 x 2).
 
O Brasil venceu mais uma Copa das Confederações, sendo o país que mais disputou essa competição e o que mais a venceu. E vencendo três países campeões mundiais, inclusive a Espanha, a atual. Neymar se consagrou, assim como brilhou a estrela do centroavante Fred. Espero que esse título sirva para dar mais tranquilidade na preparação para o Mundial do ano que vem, também no Brasil, mas não crie um clima de euforia e de "já ganhou". Temos ainda muito mais desafios pela frente. Eu não estava muito confiante, mas o Brasil me surpreendeu (e a todo mundo, acredito). O Brasil mereceu. O campeão voltou!  fr
 
A imprensa internacional fez muitos elogios à conquista do Brasil:
 

 
 

Um comentário:

casinha disse...

BRASIL, campeão incontestável, deu uma lição de futebol a ESPANHA.
Gostei da árbitragem. Foi isenta. O amigo disse que o jogador da ESPANHA se jogou, quando o árbitro Holandes marcou Penalti. Na minha opinião, o árbitro marcou bem o Penalti. Se não, temos que rever os jogos passados com as seleções que estavam disputando o trofeu.
Mas é uma ópinião minha. O BRASIL tem um grande treinador FILIPÃO. Ele dá uma grande moral aos jogadores, e diciplina. Viva ao BRASIL. A PRES. DILMA deveria estar presente nessa vitória.