SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Um novo pesadelo!

Vexame! Humilhação! Uma derrota inacreditável! O Brasil perdeu para a Alemanha hoje, no Mineirão, por 7x1. Eu, como milhões de brasileiros e torcedores pelo mundo, acreditava que o jogo seria difícil, e que não havia favorito. Mas a seleção brasileira foi goleada de forma vergonhosa! Nem o alemão mais otimista poderia imaginar um resultado desses. E nem o brasileiro mais pessimista!
Tudo começou com a falha de Marcelo no ataque, perdendo a bola. Ele voltou para recuperar e acabou cedendo o escanteio que deu origem ao primeiro gol, aos 10 minutos, em uma falha de marcação. Doze minutos depois veio a sucessão impressionante de quatro gols em sete minutos. Aos 22, 24, 25 e 29 minutos. Em praticamente sete minutos, a Alemanha fez quatro gols. O mundo inteiro assistia assombrado. Os torcedores brasileiros no estádio eram vistos pelas imagens da TV com uma expressão de espanto, alguns choravam. Os alemães jogavam fácil, e envolviam os seus adversários, perdidos em campo. Ao terminar o primeiro tempo, ouviram-se vaias ao time brasileiro, enquanto Klose e seus companheiros se abraçavam e se cumprimentavam. A sensação que eu tinha era de estar tendo um pesadelo, não podia acreditar no que estava vendo.
Ao começar o segundo tempo, ainda se acreditava, mesmo que remotamente, em uma reação, nem que fosse para diminuir o placar já humilhante. A torcida gritava "Eu acredito!". O Brasil ainda teve algumas poucas chances, mas esbarrou nas ótimas defesas do goleiro alemão. Aos 23 minutos do segundo, porém, veio o sexto gol, e dez minutos depois, o sétimo. Nesse momento, todos pensavam o mesmo: "Eu não acredito!". Aos 44'30, Özil ainda perdeu uma chance incrível, cara a cara com o goleiro Julio Cesar, com a bola passando rente a trave, seria o oitavo! Trinta segundos depois, Oscar fez o único gol brasileiro, o chamado "gol de honra" (?).
Ao final do jogo, parte da torcida brasileira vaiava, parte gritava "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...". Mais imagens da TV mostrando torcedores brasileiros chorando, tristes, inclusive crianças, imagens que vão percorrer o mundo inteiro e se eternizar na história dos Mundiais. A seleção em momento nenhum me transmitiu muita confiança, fomos passando sem convencer pelos nossos adversários. E o primeiro de maior tradição, a Alemanha, foi o suficiente para nos tirar o sonho de um título em casa. Era, afinal, o objetivo do país.
Esta Copa foi planejada, ansiada, buscada, para que o Brasil pudesse acordar definitivamente do pesadelo de 1950. Mas acabou gerando outro pesadelo, que persistirá assombrando os brasileiros pelas próximas gerações. Até, quem sabe, um dia, daqui a algumas décadas, que voltemos a tentar novamente. É uma decepção muito grande, mas sábado já tem nova partida, válida pela disputa do terceiro lugar. É o mínimo que esse grupo pode fazer: jogar com dignidade e vencer bem o adversário, para, pelo menos, ficarmos em terceiro. Não é, claro, o que o país queria, mas, agora, é o que nós temos a nos agarrar. Uma despedida digna para tirar esse gosto de humilhação e vergonha.  fr

Nenhum comentário: