SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 23 de agosto de 2014

Furto das taças dos mundiais de vôlei arranha a imagem do Brasil

Os dirigentes esportivos e os governantes brasileiros constantemente destacam a importância de o país sediar importantes competições internacionais por "divulgar uma boa imagem do Brasil mundo afora". Até é verdade. Mas se querem mesmo que o Brasil tenha uma boa imagem é preciso muito mais do que isso. A começar por investir em educação, saúde, transporte público e segurança. É a melhor maneira do Brasil construir uma imagem verdadeiramente positiva perante o mundo. Eu escrevo isto porque mais uma vez o mundo toma conhecimento que importantes taças são furtadas no país.

Ontem as duas taças do Mundial de vôlei masculino e feminino, que estavam no país para divulgação, foram furtadas de dentro de um caminhão de transporte no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca. As taças estavam junto com outras entregas, e foi justamente durante uma parada no shopping para realizar uma dessas entregas para outro cliente que ocorreu o furto. A polícia do Rio de Janeiro está investigando as imagens do circuito interno do shopping, mas o presidente da Federação Internacional de Vôlei, proprietária das taças, o brasileiro Ary Graça, já entrou em contato com o artista criador das originais e encomendou a produção de substitutas. O mundial masculino começa no próximo dia 30, na Polônia, e o feminino no dia 23 de setembro, na Itália. É inevitável a lembrança do furto da taça Jules Rimet  em 1983, que era de ouro, acabou sendo derretida. De acordo com a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), as taças furtadas não são de ouro e somente possuem valor esportivo.

Acontecimentos como esse denigrem a imagem do Brasil mundo afora. Por mais que eventualmente algo parecido possa acontecer em outros países, inclusive nos mais desenvolvidos, é vexatório quando é no Brasil, pelo histórico de violência e insegurança que está associado ao nosso país. Lamentável!  fr

Nenhum comentário: