SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Confundido e constrangido

Hoje, passando pela Praça da República, no Centro do Rio de Janeiro, fui abordado por um camelô que me cumprimentou como se já me conhecesse. "Oi, rapaz! Como vai? Pô, tu já ia passando e nem falava comigo... Agora eu aqui, saí de lá [como se eu fizesse alguma ideia de onde ele ficava antes!]" E apertou minha mão. Eu tentei dizer que ele estava me confundindo com outra pessoa, mas ele não deixava, e seguia falando, apontando para mim aos outros camelôs e dizendo que eu era da sua "área". Para minha surpresa me deu um perfume dos que ele vendia, e eu só queria seguir meu caminho e ir para o trabalho, mas logo em seguida pediu para "deixar algum" só para ajudar. Eu, já constrangido e só querendo me afastar, dei a ele 10 reais, sem nem olhar que perfume podia ser, até porque ele colocou rápido dentro de um saco plástico preto. Ele apertou a minha mão mais uma vez, e mandou um abraço para o pessoal "da área". Depois, no trabalho, pensei que aquilo podia ser uma estratégia para abordar as pessoas e vender o tal perfume, mas conversando com colegas eles viram na internet que o perfume (na realidade, uma colônia desodorante masculina Jequiti Portiolli Classic Blue, 100ml) custa R$ 79,90. E por mais que possa ser uma falsificação, claro, na mão de um camelô deve estar sendo vendido a uns R$ 40,00, imagino. Não é a primeira vez que alguém me cumprimenta na rua como se me conhecesse, mas nunca dei muita importância porque ficava por isso mesmo. Agora, acabei recebendo uma colônia por apenas 10 reais, sem ter pedido, e sem mesmo querer. Não vou usar, e vou acabar dando a alguém conhecido. Lamento não ter conseguido esclarecer a situação, mas o rapaz era muito decidido, e acabou por fazer chegar a um ponto que eu não conseguia mesmo sequer falar. Torço para não passar por isso de novo, até porque não faço questão nenhuma de ganhar nada de quem não conheço.  fr

Nenhum comentário: