SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Portugal empata com Hungria em jogo de 6 gols e muita emoção

Assisti hoje o empate entre Portugal e Hungria, pelo grupo F da Eurocopa, na França, e torci muito pelos portugueses, claro. Um ótimo jogo, de seis gols, foi até agora o único que assisti da Euro. Portugal começou melhor, mas não soube converter o domínio em gols. A Hungria abriu o marcador, aos 18 minutos do primeiro tempo, com um belo chute de Gera, da intermediária. Portugal empatou aos 41, com Nani. O segundo tempo foi melhor, mais corrido, com quatro gols em apenas 15 minutos. Dzsudzsák desempatou logo no primeiro minuto. Cristiano Ronaldo empatou aos quatro, com um golaço de letra. Os húngaros desempataram mais uma vez, aos 10 minutos, com Dzsudzsák de novo; e aos 16 minutos, Cristiano empatou de cabeça. A Hungria já estava classificada, mas não jogou atrás, em busca do empate. E Portugal precisava apenas do empate e também jogou buscando a vitória.

Um ótimo jogo, o primeiro que eu assisti em que Cristiano Ronaldo jogou bem pela seleção portuguesa. E tornou-se, hoje, o jogador com mais jogos disputados na Eurocopa, e o único a fazer gols em quatro edições consecutivas. Portugal se classificou para a próxima fase da Eurocopa como um dos melhores terceiros lugares, sem ter conseguido uma única vitória, em um grupo que tinha, além da própria Hungria (3x3), Áustria (0x0) e Islândia (1x1). Muito pouco para uma seleção que tem um dos melhores jogadores do mundo, segundo a votação da FIFA. Aliás, Cristiano Ronaldo, além de ter feito dois gols, um deles um golaço, deu o passe para o primeiro de Portugal, e teve outras oportunidades. O grande problema dele é a falta de humildade, várias vezes a televisão mostrava ele esbravejando, reclamando de um companheiro, ou por ele não ter lhe passado a bola, ou pelos dois últimos gols da Hungria, em que a bola bateu em jogadores portugueses e enganado o goleiro, como se eles pudessem ter tido culpa por isso. Até como capitão que é, ele não deveria reclamar dessa forma tão ostensiva em campo, afinal, todos podem errar, inclusive ele, que em outros jogos já perdeu pênaltis e não esteve bem, isso acontece com todos.

E mais cedo, hoje, ao sair para um passeio, cercado de seguranças, ele retirou o microfone das mãos de um repórter e o atirou em um lago. A pergunta tinha sido até muito simples: "Ronaldo, preparado para este jogo, hoje?" Nada demais! Mas ele demonstrou um descontrole inadmissível para alguém que é conhecido mundialmente, e, portanto, tem que estar preparado para lidar com as situações de assédio por parte da imprensa. Não quer falar, apenas diga que não é o momento, ou fique calado. Não é necessário ser estúpido com quem está apenas fazendo o seu trabalho. Imaginem se o Pelé fosse fazer o mesmo toda a vez que um repórter o incomoda, sendo ele abordado em qualquer canto por onde passa no planeta, mesmo décadas depois de ter parado de jogar...

Hoje, neste jogo, eu vi algumas coisas que eu nunca tinha visto na vida. Aos 25 minutos do segundo tempo, o treinador de Portugal, Fernando Santos, escreveu um bilhete (um bilhete mesmo, de papel!) e mandou para Cristiano Ronaldo através de um outro jogador. Provavelmente, instruções de jogo. Nunca tinha visto isso! rsrs Normalmente, o treinador passaria suas instruções pelo próprio companheiro de Cristiano. Depois, já nos acréscimos, acho que aos 47 minutos do segundo tempo, os húngaros ficaram trocando passes curtos, aguardando o fim do jogo, sendo que dois deles trocaram uns dez passes curtos seguidos, na lateral do campo, sem que os portugueses lhes apertassem. Muito feio, um desrespeito a quem estava no estádio, e a quem estava assistindo pela TV. Não chegou a estragar o jogo, que foi muito bom, com as duas seleções jogando o tempo todo para frente, mas nunca tinha visto uma cena dessas, tão escancaradamente explícita de quem já não queria mais nada com o jogo. E, por fim, após o fim do jogo, a TV mostrou os jogadores húngaros se abraçando, comemorando, e depois indo para a frente de sua torcida, colocando a mão no peito, aparentemente cantando o hino nacional. Um gesto, este sim, muito bonito, comemorando a classificação com os seus torcedores. Agora, a Hungria vai pegar a Bélgica, e Portugal, no próximo sábado, a Croácia. Se der para assistir a este jogo, vou continuar a torcer para que Portugal vença e seja campeão, e que Cristiano Ronaldo aprenda a se comportar como um verdadeiro líder, dentro e fora de campo, com o equilíbrio emocional que se espera dele. fr

Nenhum comentário: