SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Dica de livro: "Noel Rosa: Uma Biografia"

Noel Rosa: Uma Biografia – João Máximo & Carlos Didier, Editora Universidade de Brasília: Linha Gráfica Editora, 1990, 533 páginas.
Recentemente li este que é considerado o trabalho biográfico mais completo do compositor Noel Rosa, resultado de mais de sete anos de pesquisa por parte dos autores. O livro não tem sido editado há mais de 20 anos devido primeiro a proibição da Justiça, em função de ação das herdeiras de Noel, suas sobrinhas Irami Medeiros Rosa de Melo e Maria Alice Joseph, filhas do único irmão. Elas alegaram desrespeito à família devido a relatar passagens muito pessoais, como os suicídios da avó paterna e do pai de Noel. Os autores comprovaram que tais passagens tinham sido divulgadas pela imprensa à época em que aconteceram. Depois de muito tempo, os dois lados chegaram a entendimento, e a ação foi encerrada. Porém, veio novo problema. Os autores desentenderam-se a respeito de qual editora seria a responsável pela reedição. Ainda se espera que tudo se acerte e o livro volte às livrarias. Atualmente, o livro somente é encontrado em sebos, e por um preço inflacionado. Eu peguei o livro emprestado no CCBB. Noel Rosa é de um talento enorme, compunha com muita facilidade e competência. Mas sua vida pessoal era, ao contrário, totalmente desregrada. Bebia muito, fumava desde criança, não se alimentava bem, tinha relacionamentos conturbados com várias mulheres, sem dar a devida atenção a nenhuma. Chegou a casar-se, porém obrigado, já que teria "desonrado" a moça quando ela era menor, com 17 anos, apesar da mesma não tê-lo culpado em momento nenhum. Passou também por dramas pessoais na vida. Ao nascer teve o osso do maxilar fraturado no parto, feito a fórceps, que o marcou física e psicologicamente pelo resto da vida. Viu, ainda adolescente, a avó morta, no quintal do chalé onde morava com a família. Ela tinha se suicidado. O mesmo fez o pai anos mais tarde. Noel era inteligente, mas não gostava de estudar. Talentoso, mas inconsequente e irresponsável em sua vida pessoal. Morreu muito jovem, aos 26 anos, vítima de tuberculose, na mesma casa onde nasceu, em Vila Isabel. O livro é extenso, 533 páginas, porque se alonga em histórias paralelas das pessoas ligadas a Noel Rosa. fr

Nenhum comentário: