SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Nadadores dos EUA mentem e tentam enganar o mundo

     Um dos episódios que marcaram a Olimpíada do Rio de Janeiro foi a encenação dos nadadores estadunidenses, que mentiram para o mundo inteiro, afirmando terem sido assaltados na cidade. Ryan Lochte, Jimmy Feigen, Gunnar Bentz e Jack Conger disseram no dia 14 que tinham sido abordados após saírem de um táxi, por um carro, ocupado, segundo eles, por homens que teriam se identificado como policiais. Ainda de acordo com a versão deles, teriam sido ameaçados e roubados.
     Foi isso que Ryan Lochte disse à imprensa do seu país. Ele tem onze medalhas olímpicas, sendo uma conquistada no Rio de Janeiro, no revezamento 4x200 livre, com Michael Phelps; 27 medalhas em Mundiais, e é recordista mundial nos 200 metros Medley. O Comitê organizador da Rio 2016 chegou a pedir desculpas públicas aos nadadores pela violência pela qual passaram.
     A Polícia Civil, no entanto, desconfiou da estória contada pelos nadadores, investigou o caso e descobriu que eles estavam mentindo. Na realidade, foram os nadadores que, bêbados, após uma noitada, pegaram um táxi e, em um posto de gasolina, vandalizaram o local. Os seguranças do posto, então, exigiram que pagassem pelo prejuízo causado. Lochte deixou o Brasil logo no dia seguinte. Gunnar Bentz e Jack Conger chegaram a ser impedidos pela Polícia de embarcar para os Estados Unidos, mas depois foram liberados. Lochte e Feigen foram indiciados por falsa comunicação de crime.
     Diante da repercussão mundial, Feigen reconheceu a mentira e pediu desculpas à polícia. Condenado a pagar 35 mil reais, revertidos em material esportivo a ser doado para uma instituição beneficente da Rocinha, Jimmy Feigen foi, então, liberado para retornar para os Estados Unidos. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos pediu desculpas aos cariocas e ao povo brasileiro pelo comportamento dos seus atletas. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, concedeu entrevista à imprensa e disse ter apenas "pena e desprezo" pelos nadadores.
     Nos Estados Unidos, Ryan Lochte perdeu importantes patrocínios de empresas, e passou a ser ridicularizado pela imprensa e comediantes. E pediu desculpas por ter "exagerado". Um das hipóteses para toda essa mentira foi a tentativa de um dos atletas de esconder a noitada de sua namorada.
    Minha opinião: se tivessem sido atletas brasileiros nos Estados Unidos a ter o mesmo comportamento, mentindo para a polícia e para o mundo, duvido que eles tivessem se safado dessa tão rápido e fácil. Esses nadadores bêbados e irresponsáveis mentiram e não pensaram duas vezes em manchar ainda mais a imagem do Rio de Janeiro e do Brasil diante do mundo. Atacaram a imagem também da polícia. E só pediram desculpas para minimizar os estragos à sua imagem, duvido que se importem com a opinião dos brasileiros ou da própria polícia do Rio de Janeiro. Mas é assim que muitos estrangeiros se comportam quando visitam o Brasil. Acreditam que aqui podem fazer o que querem, e não têm liberdade de fazer nos seus países. E basta dar um "dinheirinho" que calam a boca de qualquer um. Uma vergonha! Dessa vez, concordo com o prefeito da nossa cidade, são merecedores apenas de pena e desprezo! fr
 

Nenhum comentário: