SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Ex-deputado Eduardo Cunha recebe primeira condenação: 15 anos e quatro meses

Uma boa notícia! O ex-presidente da Câmara Federal, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi condenado a 15 anos e quatro meses de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro. Na sentença, o juiz justificou:

"O condenado recebeu vantagem indevida no exercício do mandato de Deputado Federal, em 2011. A responsabilidade de um parlamentar federal é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crimes. Não pode haver ofensa mais grave do que a daquele que trai o mandato parlamentar e a sagrada confiança que o povo nele deposita para obter ganho próprio. Agiu, portanto, com culpabilidade extremada, o que também deve ser valorado negativamente."

O juiz também fixou, em "um valor mais conservador", o valor que o deputado teria recebido de propina em cerca de 1.5 milhão de dólares, algo em torno de mais de quatro milhões e seiscentos milhões de reais. E para uma possível progressão de regime para o semiaberto, será necessária a devolução desse valor. O ex-deputado foi absolvido das acusações de lavagem de dinheiro referente a uma transferência bancária, e evasão de divisas no que diz respeito à omissão de contas no exterior. Eduardo Cunha ainda responde a outras ações em Brasília, Paraná e Rio de Janeiro. Uma ótima notícia em um país como o Brasil, em que a corrupção toma conta da política, e a impunidade caminha junto. É aguardar para ver o desenrolar dos acontecimento, e ver se o ex-deputado Eduardo Cunha vai cumprir todas as penas que vier a ser condenado.  fr

Nenhum comentário: