SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Ex-presidente Lula é condenado a 12 anos de prisão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado hoje à prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Foram três votos dos desembargadores a zero, pela manutenção da sentença de primeira instância, do juiz federal de Curitiba, Sérgio Moro, mas aumentando a pena de nove anos e seis meses para 12 anos e um mês, em regime fechado. Lula foi processado pelo Ministério Público por corrupção passiva, por ter recebido da empreiteira OAS um tríplex, avaliado em R$ 2,2 milhões, localizado em Guarujá (SP), em troca de favorecimento em contratos junto a Petrobras; e lavagem de dinheiro. A defesa alegou que Lula não é proprietário do imóvel, e que a acusação não conseguiu comprovar ser dele o triplex.
 


Ainda há o direito do ex-presidente entrar com Embargos de Declaração, para esclarecer possíveis dúvidas, omissões ou contradições, sem ter o poder de reverter a sentença. E também a recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Superior Tribunal Federal), o que, evidentemente, vai ocorrer. Caso não consiga reverter a condenação, Lula vai para a prisão, que pode vir a acontecer até antes, se depois do julgamento dos Embargos seja expedida ordem de execução de sentença; assim, Lula recorreria já preso. Somente o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) poderá decidir após o trânsito em julgado pela inelegibilidade de Lula, e, portanto, se ele pode concorrer à eleição presidencial este ano. Julgamento histórico.  fr

Nenhum comentário: