SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Perdidos no Espaço

Uma ótima alternativa para matar as saudades daquelas séries que passavam na televisão quando éramos crianças é assistir à programação da Rede Brasil; no Rio de Janeiro através do canal 51. Os horários em que eles exibem essas séries muitas vezes não são muito atrativos, é verdade – até mesmo na madrugada –, mas vale à pena dar uma conferida na página da emissora na internet e ficar atento aos horários. E outro problema é que vez ou outra o canal fica sem sinal no Rio e em outros estados. Eu vou relembrar aqui no blog algumas dessas séries, que eu estou curtindo muito em rever sempre que posso. fr
 
PERDIDOS NO ESPAÇO (LOST IN SPACE)

Essa série foi filmada de 1965 a 1968, e exibida e reexibida durante anos na televisão brasileira. A estória era a seguinte: em 1997 (o futuro para aquela época!), o planeta enfrentava o problema de superpopulação, e os EUA criou um programa para buscar alternativas de habitação fora da Terra. Uma família foi escolhida para embarcar na nave Jupiter 2 em direção ao sistema Alpha Centauri, com o objetivo de iniciar uma ocupação em um de seus planetas.
A expedição, no entanto, foi sabotada pelo dr. Zachary Smith, interpretado pelo sensacional ator Jonathan Harris. Ele consegue penetrar na nave e reprogramar o robô (chamado assim mesmo, de “Robô” rsrs) que acompanha a tripulação, para que ele destruísse a espaçonave, mas acaba ficando retido nela, sem conseguir sair a tempo. A fim de evitar a destruição e, consequentemente, morrer junto, dr. Smith não teve outra alternativa a não ser retirar a tripulação da hibernação para deter o Robô. Conseguem evitar o pior, não sem que o Robô conseguisse destruir parte do equipamento da nave, fazendo com que ela ficasse sem comunicação com a Terra, se distanciasse da rota programada e ficasse... perdida no espaço.
O doutor Smith era um espião, sem caráter, mas nos episódios seguintes foi sendo mais ou menos aceito pelos demais, apesar de sua covardia e falta de princípios. A família Robinson era formada pelo professor John Robinson (Guy Williams, o mesmo que já interpretara o Zorro, em outra série de TV); sua esposa, a bioquímica Maureen (June Lockhart); e os filhos: Judy (Marta Kristen); Penny (Angela Cartwright) e o caçula Will (Billy Mumy). Além deles, viajou também o major Don West (Mark Goddard), namorado da filha mais velha, Judy. E, claro, o Robô, que tinha um pouco de características humanas (rsrs) e o doutor Smith, que garantiam cenas muito engraçadas em cada episódio.
Enquanto o professor Robinson e o major West se esforçavam para conseguir reparar os danos na espaçonave e defender todos dos perigos que enfrentavam diante de seres ameaçadores de outros planetas, o dr. Smith seguia tentando de todas as maneiras se dar bem, recorrendo sempre a métodos antiéticos. O dr. Smith, aliás, vivia se aproveitando do Robô e fazendo-o de seu escravo particular para fugir das tarefas mais trabalhosas. Esses dois eram os meus preferidos! Em uma das fotos abaixo, pode-se ver que o ator que fazia o Robô filmava às vezes com as pernas livres, para facilitar os seus movimentos; as imagens eram cortadas, claro, para as pessoas não perceberem.
A série teve apenas três temporadas, a primeira delas ainda em preto e branco. Foram ao todo 83 episódios, sendo 29 na primeira, 30 na segunda e 24 na terceira, além do piloto. É muito curioso e engraçado mesmo rever os episódios hoje, com “efeitos especiais” tão primários e os vilões e monstros com suas caracterizações bem modestas, comparadas às realizadas atualmente pelo cinema e televisão. Mas o que conta mesmo é a nossa chamada memória afetiva; são as séries que eu e milhares de pessoas assistíamos quando éramos crianças.
 O produtor de “Perdidos no Espaço”, Irwin Allen, é responsável também por outras séries de TV de sucesso: “Terra de Gigantes”, “O Túnel do tempo” e “Viagem ao Fundo do Mar”; escreverei sobre elas mais tarde. Em 1998, foi feito um filme baseado na série ‘Perdidos no Espaço’ e com o mesmo título, com William Hurt e Matt LeBlanc (o Joey da série ‘Friends’) no elenco. Os atores da série da TV fizeram participações especiais: June Lockhart, Mark Goddard, Angela Cartwright, Marta Kristen, e Dick Tufeld, que faz a voz do Robô; Guy Williams já havia falecido em 1989. Eu assisti ao filme, mas fica sempre a sensação que não é a mesma coisa; quem curtiu a série original acaba exigindo, e esperando, muito. fr
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: