SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Estação do Rossio

 
           Aqui em Lisboa, eu e minha mãe usamos muito o serviço dos comboios (trens), e estivemos algumas vezes na Estação do Rossio, cujo nome oficial é Estação Central, registrado com letras estilizadas em sua entrada. Ela fica na Rua Primeiro de Dezembro, junto à Praça do Rossio, na freguesia de Santa Maria Maior. A estação foi inaugurada em 18 de maio de 1890, e começou a funcionar em 11 de junho do ano seguinte, estando classificada como imóvel de interesse público nacional desde 1971. O projeto é do arquiteto português José Luís Monteiro. Podem-se pegar trens para todo o país, do Norte ao Sul, e para outros países da Europa.
 
O rei D. Manuel II usou a estação em dezembro de 1909, ano anterior ao fim da monarquia portuguesa e à proclamação da República, quando retornou de uma viagem à Espanha e à Inglaterra. Em dezembro de 1918, o então presidente Sidónio Pais foi assassinado dentro da Estação do Rossio. Em maio de 2016, um jovem turista derrubou e quebrou a estátua do rei Dom Sebastião, ao subir nela para tirar uma self. Desde então, passados dois anos, a Infraestruturas de Portugal, empresa pública responsável pela administração da estação, ainda não a substituiu.
A estátua de Dom Sebastião estava na estação desde a sua inauguração, portanto há 127 anos, e ficava entre as duas portas centrais, na entrada principal. O espaço que era ocupado por ela permanece vazio até hoje, como se pode ver na minha foto 1. Por fim, as quatro fotos da estátua, que eu retirei da internet, mostram a estátua antes e depois de ser derrubada.fr
           

Nenhum comentário: