SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Praça D. Pedro IV


           Próximo à estação do Rossio, fica a linda Praça D. Pedro IV (nosso D. Pedro I), com seus dois chafarizes, e também conhecida como Praça do Rossio, seu nome anterior. É um local repleto de História. Durante o Império Romano, ali próximo existia um hipódromo, onde as pessoas assistiam a corridas de quadrigas, carros puxados por quatro cavalos. Antes do século 12, a região que deu origem à praça – conhecida até então como Valverde - era navegável, já que à época um afluente do rio Tejo a banhava com alguma regularidade. Depois, com o tempo, feiras e mercados passaram a ser realizados por lá, e prédios foram construídos.
           Em 1531, um terremoto colocou tudo no chão, sendo mais tarde a região reocupada. Porém, o terremoto de 1755 praticamente destruiu tudo novamente, e, em seu lugar, foi construída a praça, de forma retangular e com 166 metros de comprimento por 52 metros de largura. Em 1846, foi inaugurado o Teatro Dona Maria II. Dois anos depois, o pavimento da praça passou a ser calçado com pedras em basalto e calcário, seguindo um padrão ondulante. A praça foi o local de diversos acontecimentos históricos.
          Em 1870, a estátua de bronze em homenagem a D. Pedro IV, rei de Portugal e imperador do Brasil, nosso D. Pedro I, foi inaugurada no centro da praça. A imagem dele está vestindo uniforme de general, coberto com o manto da realeza, a cabeça coroada de louros, e sua mão direita segurando a Constituição que ele outorgou em 1826, inspirada na brasileira, de 1824, também outorgada por ele. A Praça D. Pedro IV fica bem próxima à Praça dos Restauradores e à Praça da Figueira, que eu e minha mãe também visitamos. Fontes principais de apoio: Wikipedia e historiadeportugal.  fr

Nenhum comentário: