SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Chafariz do Mestre Valentim

           O chafariz da Praça 15, também conhecido como chafariz do Mestre Valentim, tem mais de 200 anos e é um dos vestígios do período histórico colonial do Brasil. Nas fotos abaixo, há um intervalo de 153 anos. A primeira foto é do fotógrafo suíço Georges Leuzinger, feita em cerca de 1865; a segunda eu tirei hoje, dia 7 de novembro. Evidentemente, a paisagem mudou bastante após todo esse tempo. Atualmente, vemos alguns prédios modernos que surgiram ao longo do tempo, mas alguns outros já existiam no século 19, como a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, o Convento do Carmo e o prédio do Arco do Teles, que podem ser vistos na minha ‘self’. Muita gente passa pelo local sem saber o que é, nem o que foi aquele chafariz.
 
O chafariz da Praça 15, antigamente conhecida como Largo do Paço, foi projetado por Valentim da Fonseca e Silva, o Mestre Valentim; construído no governo do vice-rei do Brasil Luis de Vasconcelos e Sousa; e inaugurado em 1789. À época, sua finalidade era abastecer a população do Rio de Janeiro e os navios que atracavam no cais, já que o mar chegava até ele – antes de sucessivos aterros terem sido feitos no local. D. João VI e sua extensa comitiva subiram pela escada do cais da Praça 15 quando desembarcaram no Rio de Janeiro, em 1808. 
Em 1880 o chafariz deixou de ter esta função, e hoje em dia ele destaca-se por sua importância urbanística, turística e histórica. De acordo com a Wikipédia, um pequeno lago foi construído no entorno do chafariz na segunda metade do século 20. É um local por onde passam muitas pessoas por conta de sua proximidade com várias empresas privadas e serviços públicos, além das barcas. E é também muito procurado por moradores de rua para descansarem, inclusive na foto que eu fiz pode-se ver um casal deitado abaixo dele. O chafariz da Praça 15 é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 1938. Fica o registro fotográfico da mudança do local pelo tempo. fr 
                   

Nenhum comentário: