SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 14 de abril de 2013

Palácio Tiradentes


Sede do parlamento fluminense, o Palácio Tiradentes fica localizado na Rua Primeiro de Março s/nº, no Centro do Rio de Janeiro. O prédio foi inaugurado em 1926, mas muito antes dele ser construído, o local onde fica registrou acontecimentos de enorme importância histórica para o Brasil.  Voltando na História, em 1747 foi concluída a construção de um prédio onde ficariam a cadeia (no térreo) e a Câmara dos Deputados (no primeiro andar), e tempos depois a sede do Senado até 1808.  

Foi nessa cadeia que ficou preso o confidente Joaquim José da Silva Xavier, o 'Tiradentes', figura maior da Conjuração Mineira. E foi de uma de suas celas que ele foi levado na manhã do dia 21 de abril de 1792 para ser enforcado. Com a vinda da família real, o prédio foi desocupado com o objetivo de hospedar a família do príncipe regente. Em 1823, passou a ser a sede da Assembleia Constituinte do Império; depois, da Assembleia Geral do Império, e anos mais tarde, com a proclamação da República, da Câmara dos Deputados.

A cadeia, por sua vez, passou a ser ocupada pelos Correios, depois a Tipografia Nacional, a Caixa Econômica e a Inspetoria de Higiene até 1922, quando aquele prédio construído em 1747 foi demolido. Em seu lugar passou a ser construído o prédio atual, inaugurado em 6 de maio de 1926, e batizado com o nome de Tiradentes., que tem em frente a ele uma estátua em sua homenagem. Até 1960, foi sede da Câmara dos Deputados, inclusive de mais uma Assembleia Nacional Constituinte, em 1946. Após a transferência da capital para Brasília, foi sede da Assembleia Constituinte do então estado da Guanabara, até 1961. Em seguida, ficou alguns anos desocupado, sendo utilizado para convenções e congressos até 1974, ano em que houve a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, que deu origem ao atual, Rio de Janeiro.

No ano seguinte, o Palácio Tiradentes e o prédio dos fundos, antiga sede do Ministério dos Transportes, foram cedidos à Assembleia Legislativa do novo estado (Alerj). É no Palácio Tiradentes onde são realizadas as votações legislativas, e fica localizada a área administrativa. Os gabinetes dos deputados estaduais ficam em um prédio anexo, de estilo moderno. Atualmente, a presidência da Alerj pretende demolir esse prédio e transferir todo o funcionamento da Assembleia, ou seja, votações, gabinetes dos deputados e o administrativo, para um outro prédio no Centro. O Palácio Tiradentes passaria a ser um Centro de cultura e eventos. A alegação é que o prédio anexo tem uma arquitetura que se choca com a dos prédios históricos localizados na Praça 15, e uma manutenção cara.  Seria importante que essa discussão fosse levada para a sociedade, e a decisão não ficasse apenas nas mãos dos políticos. Se vão demolir um prédio novo, pretendem construir outro no seu lugar? E os custos? Tudo isso tem que ser acompanhado e fiscalizado, porque no final das contas, quem paga por isso tudo sempre é o povo. E o espaço público pertence também ao povo, que não pode ficar de fora das decisões.  fr
Obs. As informações referentes às datas que eu utilizei no texto, eu pesquisei na página da Alerj na internet.

Nenhum comentário: