SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

O Brasil é um país com quatro fusos horários

A maioria das pessoas não se dá conta, mas no nosso país convivemos com mais de um fuso horário. Mais precisamente quatro diferentes fusos, desde a publicação de Lei, em 2013, que decidiu pelo retorno do fuso horário do Acre ao padrão GMT-5 com duas horas a menos em relação do horário oficial de Brasília, resultado de referendo popular realizado três anos antes. Assim, quando, por exemplo, o horário de Brasília marca meio-dia, em Fernando de Noronha é uma da tarde; no Mato Grosso 11 da manhã; e no Acre, 10 horas. Poucos países no mundo têm mais de um fuso horário. No período de horário de verão este ano, os estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste adiantaram os relógios em mais uma hora.
 
De forma simplificada, explica-se que a hora no mundo é calculada partindo da circunferência da Terra, com 360 graus, dividida pelas 24 horas do dia. O resultado indica que a cada hora, o planeta movimenta-se 15 graus em relação ao Sol. E cada uma das 24 "faixas" de rotação é chamada de fuso horário. No século 19, convencionou-se que o meridiano a ser utilizado como referência seria o de Greenwich, na Inglaterra, onde estava o Observatório Astronômico daquela cidade. A hora de Greenwich, conhecida como GMT (Greenwich Mean Time), passou a ser a referencial, e as horas das regiões localizadas a Leste aumentam; e a Oeste, diminuem. Esta padronização é usada como referência entre os países, mas dentro de cada nação, é o seu governo que define os seus fusos horários. fr


Nenhum comentário: