SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 26 de agosto de 2018

Curiosidades muito interessantes I

Matemático russo foi considerado bruxo e condenado à fogueira devido à precisão de seus cálculos
O tzar Ivan IV da Rússia, que reinou de 1533 a 1584, mandou executar na fogueira um matemático a quem pedira, apenas para divertir a corte, que calculasse o número exato dos tijolos necessários para construir determinado prédio. Ao término da obra, verificada a precisão dos cálculos, Ivan IV sentenciou o matemático à morte como bruxo, porque era dotado de estranhos e perigosos poderes.

A ineficiência da burocracia
A burocracia é um mal universal. Em 1949, a Prefeitura de Paris, procurando salas disponíveis para instalar novos serviços, descobriu que ainda funcionava o Departamento de Indenizações dos Prejuízos causados pela Enchente de 1910. A seção era atendida por dois funcionários idosos, que revelaram ter pago a última indenização devida em 1913, ou seja, 36 anos antes.

Banho sagrado no rio Ganges - Índia
Em 1999, a Índia realizou mais um Kumbh Mela, banho purificador que acontece a cada 12 anos, em Baham Kund, o trecho mais sagrado do rio Ganges. É significativo o número de mortos e feridos, em conseqüência da aglomeração que provoca. Mais de 2 milhões de peregrinos comparecem, vindos de todas as regiões do país.

Os indianos convivem em duzentos idiomas diferentes
Afora as diferenças religiosas, a diversidade de idiomas impede a Índia de pacificar os vários povos que integram a sua população de mais de um bilhão de habitantes. Lá se fala nada menos do que duzentas línguas autônomas e cerca de quinhentos dialetos diferentes. É a versão moderna da Torre de Babel.

Maravilhas do mundo antigo são oito
As maravilhas do mundo antigo eram oito, não sete, como geralmente se diz: 1. Estátua de Amenófis III, em Tebas; 2. Pirâmides do Egito; 3. Farol de Alexandria; 4. Jardins suspensos da Babilônia; 5. Templo de Diana, em Efeso; 6. Estátua de Júpiter, em Roma; 7. Túmulo do rei Mausolo, em Caria; 8. Colosso de Rhodes.

Muralha da China tem 7.200 km
A Muralha da China, uma das maiores obras de engenharia de todos os tempos, foi construída como defesa contra as invasões dos mongóis e dos manchus, no ano 250 antes de Cristo. Recentemente descobriu-se que o muro é ainda mais extenso do que se imaginava, tendo sete mil e duzentos quilômetros de comprimento. Avalia-se em dez milhões o número de operários que trabalharam em sua construção durante 20 anos.

Fonte: terra.com.br/curiosidades

Nenhum comentário: