SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 25 de agosto de 2018

Curiosidades muito interessantes II

Lapônia possui noite contínua de 51 dias durante o inverno

A Lapônia apresenta contrastes curiosos. Estende-se pelo Círculo Polar Ártico, do norte da Noruega ao noroeste da Rússia. No meio do verão, não há noites durante 72 dias, com o sol permanecendo acima da linha do horizonte. Na metade do inverno, o contrário: o sol não aparece no céu, propiciando uma noite contínua de 51 dias. A temperatura varia de -50ºC no inverno a +30ºC no verão.

A mais antiga cidade brasileira

A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente, no litoral paulista. Foi fundada por Martim Afonso de Souza em 1532, quando Portugal começou efetivamente a colonizar o Brasil porque aqui precisava implantar a produção de açúcar.

Notícia equivocada levou Albert Nobel a criar prêmio

O Prêmio Nobel nasceu por acaso. Um jornal francês, por equívoco, em abril de 1888 noticiou a morte de Alfred Nobel, o inventor da dinamite. A notícia o chamava de gênio do mal. Adivinhando o conceito que a posteridade faria a seu respeito, instituiu o Prêmio, para obter melhor reconhecimento.

O Papai Noel foi reinventado pela Coca-Cola

A imagem do Papai Noel como conhecemos hoje foi criada em 1931 por um sueco beberrão chamado Haddon Sundblon, numa tentativa extremamente bem sucedida da Coca-Cola em conquistar o público infantil. Pensando em agarrar cedo a próxima geração de consumidores, a Companhia investiu na publicidade dirigida a menores de 12 anos, mesmo havendo um grande tabu quanto a isso na época. Esse enfoque acabou reformulando a cultura popular americana. O Papai Noel de Sundblon era o homem da Coca-Cola perfeito - eternamente alegre, alto, vermelho vivo, metido em situações engraçadas envolvendo um conhecido refrigerante como recompensa por uma dura noite de trabalho entregando brinquedos. Antes das ilustrações de Sundblon, o santo do Natal fôra variadamente vestido de azul, amarelo, verde ou vermelho. Na arte européia ele era em geral alto e magro, ao passo que Clement Moore o descreveu como um elfo no "The Night Before Christmas".

Anotações do fotógrafo que registrou o monstro do Lago Ness revelam farsa

O enigma do monstro pré-histórico do Lago Ness, na Escócia, que intrigou o mundo, morreu com seu criador, Hugo Gray, no início dos 80. Em 1933, Gray, fotógrafo amador, exibiu fotos em que uma sombra gigantesca sugeria a existência do monstro no lago. Quando Gray faleceu, anotações encontradas entre seus papéis revelaram que ele montara a farsa com o intuito de atrair turistas.

Fonte: terra.com.br/curiosidades

Nenhum comentário: