SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

623 políticos cassados nos últimos 7 anos

Nos últimos sete anos, 623 políticos, ocupantes de cargos públicos, “tiveram seus mandatos cassados sob acusação de comprarem votos ou utilizarem a máquina administrativa de governos para fazer campanha eleitoral”.

Todos foram punidos com base na Lei nº 9840, aplicada desde as eleições de 2000 e resultado de um abaixo-assinado com mais de 1 milhão de assinaturas, primeira Lei de iniciativa popular criada no Brasil.

O partido com maior número de políticos cassados é o DEM, novo nome do PFL, com 69 de seus membros. Logo em seguida, vêm o PMDB com 66 políticos cassados, e o PSDB, com 58.

Esse levantamento foi divulgado na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo representante da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe). “As duas entidades integram, junto a outras 20, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)”.

Na relação dos 623 políticos há alguns que tiveram seus mandatos cassados, mas ainda não deixaram os cargos graças a liminares, como o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB).

A lista pode ainda aumentar já que a pedido da Abramppe, “o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez uma pesquisa nos tribunais regionais e constatou que tramitam 1,1 mil processos relativos somente às eleições de 2006”.

Fonte:
Jornal do Commercio, 5,6,7 de outubro de 2007, p. A-13, reportagem de Solano Nascimento, do Correio Braziliense
Ano que vem teremos eleições municipais. Lembre-se na hora de votar quais são os partidos que mais são punidos com perda de mandatos de seus políticos.

Nenhum comentário: