SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Brasil consegue o melhor desempenho em Jogos Paralímpicos

Terminou ontem a 14ª edição dos Jogos Paralímpicos, realizados desde 29 de agosto. O Brasil terminou na sétima colocação, com um total de 43 medalhas (21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze), o melhor desempenho em todas edições. O Brasil ficou à frente da Alemanha e da França (pelo critério do número de medalhas de ouro), Itália, Espanha e México, por exemplo. Mas muito atrás dos países líderes. China, a grande vencedora, terminou com 231 medalhas, quase o dobro da Grã Bretanha, a anfitriã da competição.
O nadador Daniel Dias tornou-se o brasileiro recordista de medalhas paralímpicas. Em Londres, conquistou seis. Em Pequim, em 2008, conquistara nove. Assim, ele acumula 15 medalhas, sendo 10 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze. Aos 24 anos, tem tudo para aumentar este recorde pessoal no Rio de Janeiro, em 2016. Daniel tem também 19 medalhas de ouro em Parapan-Americanos, 8 em Campeonatos Mundiais, 10 recordes mundiais, além de ter recebido em 2009 o Prêmio Laureus, o "Oscar" do Esporte Mundial, como melhor atleta paralímpico daquele ano. Além dele, apenas três brasileiros receberam este troféu: Pelé, em 2000 (prêmio pela carreira); o skateboarding Bob Burnquist (apesar do nome, ele é brasileiro), em 2002 (prêmio como "atleta de ação do ano"); e Ronaldo, em 2003 (prêmio "retorno do ano"). Em 2003, a seleção brasileira de futebol ganhou também o prêmio como a "equipe do ano".
A curiosidade: a partir desta edição, os Jogos Paraolímpicos passaram a ser chamados de "Paralímpicos" no Brasil, a pedido do Comitê Internacional, para que o país, próxima sede deste evento, adeque-se à maioria dos países do mundo, que já adotam a expressão. Assim, o Comitê Paraolímpico Brasileiro anunciou que seu nome mudou para "Comitê Paralímpico Brasileiro". O Brasil evitou durante anos essa mudança, até porque a palavra "paralímpico" não consta no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), que registra todas as palavras existentes na língua portuguesa e é editado pela ABL (Academia Brasileira de Letras). Sem contar com o apoio de Portugal, o Brasil acabou por ter que se adequar. 
Os próximos Jogos Paralímpicos serão realizados no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 18 de setembro de 2016, logo após os Jogos Olímpicos.    fr

Nenhum comentário: