SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Salário mínimo descumpre a Constituição


          O novo salário mínimo passou a ser de R$ 678,00 a partir do dia 1º de janeiro. Porém, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o valor de um salário mínimo mais justo deveria ser de R$ 2.561,47, ou seja, ele está muito abaixo do que deveria ser.
 
          Segundo a Constituição brasileira, em seu artigo 7º, inciso IV,  é direito dos trabalhadores urbanos e rurais um "salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo". Portanto, o próprio governo, que deveria ser o primeiro a cumprir a Constituição, trata de desrespeitá-la.
 
          No papel, a Constituição é muito bonita, mas na prática, a realidade é bem diferente. Nós, brasileiros, com o nosso trabalho fazemos o Brasil ser uma das dez maiores economias do mundo, mas não usufruímos dessa riqueza. Pagamos altas taxas de impostos, mas temos que pagar também (quem pode, é claro!) para ter um plano de saúde privado; quem tem filhos procura colocá-los em colégios privados; o transporte público é de má qualidade; e vivemos com medo o tempo todo, nas ruas e dentro de nossas residências. Por outro lado, os políticos ganham fortunas, usufruem de muitos privilégios, além de em grande parte roubarem o dinheiro público. O Brasil é um país muito injusto socialmente. Vergonha! fr

Nenhum comentário: