SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 9 de novembro de 2013

Memorial Getúlio Vargas

Quinta-feira dia 7, conheci o Memorial Getúlio Vargas, localizado na Praça Luis de Camões, no bairro da Glória. O espaço circular, onde está a exposição permanente, fica no subsolo, e é constituído por painéis com textos em português e inglês, fotos, documentos impressos e um vídeo de cinco minutos sobre o presidente Getúlio Vargas, que governou o país de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Há fotos muito interessantes, inclusive duas em que mostram Getúlio  jovem e de bigode, imagens pouco difundidas. A iluminação interior é fraca, o que dificulta a leitura de muitos textos nas mesas circulares, no interior. Segundo uma funcionária do Memorial, foi intencional, para dar uma sensação mais "intimista". Acho que exageraram. Inaugurado em 2004, o Memorial tem espaço para palestras e debates, e é também intenção colocar à disposição do público biblioteca e cinema. No lado de fora há um enorme busto de Getúlio Vargas, em um tamanho um tanto exagerado, em minha opinião. Podiam ter feito um busto menor, ou ainda uma estátua. De qualquer forma, para quem, como eu, gosta de História, é um passeio muito bacana.   fr
Na placa, referência a um trecho da carta-testamento, texto datilografado a pedido prévio de Getúlio ao amigo José Soares Maciel Filho: "Saio da vida para entrar na História."
Na reprodução à esquerda: "Humor de J. Carlos vê armação de Getúlio na sucessão", cartum de 1937; à direita, propaganda política a respeito da estatal Petrobras.
 
Carteira profissional de Getúlio Vargas, 1952, onde se lê: "Residência: Palácio do Catete", sede do governo à época.

O centro do espaço é ocupado por mesas circulares onde ficam fotos e documentos, mas a iluminação não é a mais adequada.
 

Nenhum comentário: