SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 30 de novembro de 2013

Rebatizar o Estádio Olímpico como Nilton Santos é uma homenagem merecida!


Com o falecimento recente de Nilton Santos, sugestões têm sido dadas ao Botafogo para imortalizar a camisa 6. Assim, nenhum outro jogador poderia vesti-la no futuro. Nunca mais! Eu não considero esta a melhor ideia para homenagear Nilton Santos. Esta prática é mais comum nos Estados Unidos, em esportes como basquete, por exemplo. Alguns clubes de futebol no Brasil e no mundo já fizeram isso, inclusive seleções nacionais. Mas nem sempre dá certo.
 
O Vasco da Gama imortalizou a camisa 11 de Romário há alguns anos, mas quando a diretoria mudou, a camisa deixou de ser imortalizada. Maradona teve a camisa 10 da Argentina imortalizada, mas a FIFA exige que, em jogos oficiais, as seleções nacionais escalem seus jogadores respeitando uma ordem numérica de 1 a 11 para os titulares e partir de 12 para os reservas, respeitando esta sequência. A CONMEBOL tem a mesma postura para suas competições (Copa Libertadores e Copa Sul-Americana), o que inviabilizou a imortalização da camisa 10 do Santos, em homenagem a Pelé.
 
Alguns clubes também imortalizam a camisa 12, em homenagem às suas torcidas. Não acho legal. Se a camisa 10 do Brasil, por exemplo, tivesse sido imortalizada, e ninguém mais do que Pelé merece esta homenagem, outros craques que o sucederam na seleção não poderiam tê-la usada: Rivelino e Zico, por exemplo. E se mais jogadores em um mesmo clube ou seleção forem homenageados, os clubes e seleções acabariam por ter que recorrer a números com várias dezenas para escalar os seus times. Alguns clubes fazem isso. O jogador entra em campo com a camisa 99, outro com a camisa 255 etc. Fica muito estranho! E não tem nada a ver com a tradição do futebol.
 
Que se homenageie Nilton Santos de outra maneira. Por exemplo, que se rebatize o Estádio Olímpico João Havelange (ex-dirigente envolvido com uma série de acusações de corrupção e fraudes) com o nome dele. Se o estádio, que é da prefeitura do Rio de Janeiro e gerido pelo Botafogo, pode ter estátuas em sua entrada em homenagem a jogadores desse clube, como o próprio Nilton Santos, Jairzinho e Zagallo, por que não pode ter o nome de um jogador botafoguense? Alguns alegam que o estádio pode deixar de ser arrendado pelo Botafogo um dia, e passar à administração de outro clube rival. Então, se isto acontecer, vão fazer o que com aquelas estátuas? Retirá-las apenas porque o arrendatário seja outro? Fica a minha sugestão: entre outras possíveis e merecidas homenagens que podem vir a ser feitas pelo Botafogo e pela CBF a Nilton Santos, rebatizar o Estádio Olímpico com o seu nome é uma delas!   fr

Nenhum comentário: