SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Casa Histórica do Marechal Deodoro

Muita gente passa diariamente pela Praça da República, no Rio de Janeiro, sem saber que foi lá que em 1889 ocorreu a proclamação da República brasileira. E lá está até hoje a casa onde morava o Marechal Deodoro da Fonseca e sua família, e  de onde ele saiu no dia 15 de novembro daquele ano para derrubar a Monarquia no Brasil. Estive lá e conheci a Casa Histórica do Marechal Deodoro. É um sobrado de dois andares, construído provavelmente entre 1808 e 1817, utilizando-se pedra, cal e óleo de baleia, como costume da época. No térreo, ficavam os escravos e os carros puxados por animais; e no andar de cima a família. Ao longo do tempo, passou por muitas reformas, que foram alterando o seu interior, mas a fachada manteve-se a mesma.

Em 1890, já como presidente, o marechal e sua família mudaram-se para o Palácio do Itamaraty [que pretendo visitar também para registrar aqui no blog], bem próximo dali, e o sobrado foi vendido para outras pessoas. Em 1905, o imóvel foi desapropriado pelo governo federal; e em 1918 foi ocupado temporariamente pelo Pritaneu Militar, um órgão assistencial voltado a oferecer educação aos filhos órfãos de militares. Em 1936, o então ministério da Guerra ordenou sua desocupação para passar a ser sede da Primeira Circunscrição de Recrutamento Militar, o que ocorreu até 1959.

Em 1958, o imóvel foi tombado pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Educação e Cultura; e em 1966, passou a ser sede do Museu do Exército. Em 1987, o espaço, acervo, pessoal e material foram incorporados ao recém criado Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, atual administrador da Casa. Em 1998, tornou-se sede do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB). Ano passado, a CHMD foi reinaugurada após restauração do sobrado e do acervo. Os primeiros atos tomados na República foram decididos na casa do Marechal Deodoro da Fonseca, entre eles, a composição do primeiro ministério e o decreto para a confecção da bandeira brasileira.

A Casa está aberta à visitação gratuita, de terça a sexta-feira. O segundo andar não está aberto à visitação; no dia em que fui, conheci o diretor da CHMD, coronel Joel Francisco Corrêa, que me mostrou os cômodos que eram ocupados pelo Marechal e sua família. Atualmente, são utilizados para as reuniões e palestras do IGHMB. Ele me disse haver um projeto para identificar a utilização desses cômodos pela família e futuramente abrir o segundo andar também à visitação, deslocando o IGHMB para outro local. Pouco do interior do imóvel é originário da casa de Deodoro, alguns itens são doações de militares e se referem mais à História do Exército.  Mas, com certeza, é um local de enorme relevância para a História do Brasil  fr
(Quarta foto): A mesa onde o marechal Deodoro da Fonseca assinou os primeiros decretos da República.
(Fotos de baixo): Jornais da época, que noticiaram a proclamação da República.

Nenhum comentário: