SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Arco do Telles


Em plena Praça 15, no Rio de Janeiro, está o tradicional Arco do Telles (ou Teles), que leva esse nome por ter sido mandado construir pelo juiz português Antonio Telles Barreto de Menezes (em outras fontes, faz-se menção a Francisco Barreto Teles de Meneses). Com a construção do Paço dos Governadores, em 1743, que futuramente viria a ser o Paço Imperial (ver em Minhas Fotos nº 5), e com a consequente valorização da área, o juiz comprou vários terrenos naquele local e mandou construir casas, para alugar a famílias de mais posses e comerciantes. A própria família Telles de Menezes chegou a residir no local. O arco, que teve o seu nome associado ao morador ilustre, está localizado no número 34 da Praça 15, no prédio que sediou o Senado da Câmara, o que seria a Câmara dos Vereadores atualmente. Sua construção foi uma maneira encontrada pelo engenheiro português José Alpoim para evitar o isolamento entre o Largo do Paço, atual Praça 15, onde havia um grande mercado de peixes, e a Rua do Ouvidor. Alpoim foi também responsável pelo projeto do Paço Imperial.

Em 1790, porém, um grande incêndio iniciado na então Rua Direita, atual Primeiro de Março (ver Minhas Fotos nº 36) destruiu a maioria das casas, deixando de pé apenas o trecho atual. Muitos documentos do Senado da Câmara foram destruídos. Houve vítimas fatais e muitos feridos. Após o incêndio, o local se desvalorizou, e as famílias de classe alta e grandes comerciantes se mudaram. Após a sua reconstrução para lá se mudaram pessoas de baixa renda, prostitutas e marginais. Por conta dos novos moradores, até mesmo a imagem da Nossa Senhora dos Prazeres, que atraía muitas pessoas, foi retirada da região, e levada para a Igreja de Santo Antônio dos Pobres, na atual Rua dos Inválidos.

Com os anos, a região tem experimentado períodos de valorização – como com a chegada da família real, em 1808, que inicialmente passou a residir no Paço Imperial -, e, posteriormente, com a sua saída para São Cristóvão, abandono. Atualmente o Arco do Telles é muito conhecido pela sua vida noturna, com seus bares e restaurantes, música ao vivo e pela arquitetura dos antigos casarões e o calçamento de paralelepípedos. A família de Carmen Miranda residiu de aluguel no local de 1925 a 1931, mais especificamente no nº 13 da Travessa do Comércio, onde a mãe de Carmen, dona Maria Emilia tinha uma pensão, em que servia comida às pessoas que trabalhavam por perto. Em sua adolescência, Carmen fazia a entrega das marmitas da mãe. Mesmo com a saída da família, o local continuou sendo usado como restaurante. Eu cheguei a almoçar várias vezes no local, mas desde o ano passado o prédio está fechado, e até retiraram da porta um pequeno quadro que informava que Carmen Miranda morou lá, uma pena!

Existe também uma lenda da bruxa Bárbara dos Prazeres, apelido por conta da imagem da santa. Portuguesa, veio para o Brasil com 18 anos, com o marido, a quem teria assassinado para ficar com um amante, que, depois, a enganou. Prostituiu-se por 20 anos justamente no local do Arco, e quando mais velha e sem clientes, teria procurado um encanto em uma casa de feitiçaria, que teria como um dos ingredientes o sangue humano. A partir daí ela teria passado a cometer crimes, assassinando crianças e bebês para se manter jovem. A sua gargalhada pode ser ainda ouvida de madrugada, quando o local encontra-se deserto. Pelo menos é o que diz a lenda.

O Arco do Telles tem grande relevância histórica como um pequeno pedaço do que sobrou da época do tempo colonial do Rio de Janeiro. Atualmente, é usado como cenários para filmes e produções da TV, como recentemente foi pela Rede Globo. E à noite a Travessa do Comércio e as proximidades vivem tomadas pelos frequentadores dos bares e casas de shows da região. Como se pode ver das fotos que tirei, abaixo, o Arco contrasta com os modernos prédios construídos à sua volta. Foi tombado em 1938 como bem cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), assim como o prédio nº 34 da Praça 15 de Novembro. fr






























Nenhum comentário: