SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Miséria triplicou no Rio de Janeiro

O Jornal do Brasil de hoje, 21/5, traz reportagem de capa informando que a miséria triplicou em um ano no Rio de Janeiro, de 2015 para 2016. Os dados referentes ao ano passado ainda não foram divulgados. A matéria não deixa claro se é no estado ou na cidade do Rio de Janeiro, mas acredito que seja o primeiro. Na realidade, é uma entrevista do repórter Rogério Daflon com o economista Francisco Menezes, do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), que analisou os dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo ele, a situação de miséria no país aumentou, mas a do Rio é preocupante.
Em 2015, havia no Rio 143.865 pessoas em condição de extrema pobreza, e no ano seguinte este número aumentou para 480.620, ou seja, mais do que triplicou! Segundo o economista, "pessoas em situação de extrema pobreza têm rendimento domiciliar per capita de 70 reais; e em situação de pobreza, 140 reais."
Ele aponta como causas para o aumento da miséria a nível nacional a Emenda Constitucional nº 95, de 2016, que estabelece o congelamento dos gastos públicos por 20 anos. E no Rio de Janeiro, o desgoverno a nível estadual; a mão de obra empregada na Construção Civil por conta da Copa do Mundo e das Olimpíadas, que perdeu os seus empregos com o término das obras; e o escândalo da Petrobras, que paralisou investimentos, como o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).  fr

Nenhum comentário: