SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 7 de outubro de 2018

Hoje, o Brasil foi às urnas no 1º turno

          Hoje, dia 7 de outubro, o Brasil foi às urnas escolher os seus representantes. Em minha seção eleitoral, eu enfrentei uma pequena fila, coisa rara. Normalmente, tem no máximo três ou quatro pessoas à minha frente para votar. Mas já houve eleição em que teve até menos. Desta vez, eu fiquei em uma fila que ia pela escada do colégio onde eu voto, mas até que não demorou tanto, devo ter aguardado uns 15 minutos. Pelo que eu soube, houve lugares em que a demora foi muito maior, passando de duas ou três horas.
 
O atraso foi pelo fato de este ano ter iniciado na capital a identificação pela impressão digital do eleitor, o que foi uma novidade e causou atraso. Como ainda não é obrigatório na capital, eu não fiz o meu cadastro das digitais, votando com o meu título eleitoral e identidade. Em algumas zonas eleitorais também ocorreram outras situações que aumentaram o tempo de espera nas filas, como, por exemplo, problemas nas urnas ou o fato de o TRE ter agrupado algumas seções em uma única. Além disso, o primeiro turno teve eleições para vários cargos: presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual.
           Os resultados saíram rápido, e à noite o Brasil já sabia que a eleição para presidente será decidida no segundo turno, entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), mesmo ainda não tendo sido apuradas 100% das urnas. No estado do Rio de Janeiro, uma enorme surpresa. Contrariando as pesquisas de intenção de voto, que indicavam que Eduardo Paes (DEM) iria para o segundo turno, somente faltando decidir se contra o Romário (Podemos) ou o ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC), houve uma reviravolta. Wilson Witzel ficou em primeiro lugar, com o dobro de votos do segundo colocado, o ex-prefeito Eduardo Paes; e Romário ficou apenas em quarto lugar, com menos de um milhão de votos. Isto só reforça que essas pesquisas acabam por interferir no voto de muita gente.
          Para o Senado, representando o Rio de Janeiro, os dois eleitos são ligados ao candidato Jair Bolsonaro, um deles o próprio filho, Flávio Bolsonaro. Para a Câmara dos Deputados, o outro filho, Eduardo Bolsonaro, em São Paulo tornou-se o deputado federal mais votado da história do Brasil. O candidato a presidente Jair Bolsonaro beneficiou muitos candidatos. E o partido dele, o PSL (Partido Social Liberal), foi o que mais cresceu no país e no Rio de Janeiro.
          Veja abaixo os números oficiais, divulgados pelo jornal ‘Gazeta do Povo’, de Curitiba. Amanhã, quando a apuração para presidente tiver sido concluída, eu publico o resultado final também para este cargo. Esta eleição foi marcada pelo voto direcionado a quem pudesse tirar o candidato que o eleitor não quer ver eleito, infelizmente. Pouco se prestou atenção às propostas, ou mesmo se os candidatos as tinham. O resultado de tudo isso nos aguarda nos próximos quatro anos, é aguardar para ver. fr

Nenhum comentário: