SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 16 de abril de 2019

Catedral de Notre Dame

            A famosa Catedral de Notre Dame, em Paris, foi atingida por um grande incêndio ontem, dia 15. As primeiras informações indicam que ele pode ter sido provocado por uma obra que está sendo realizada no telhado da construção, não tendo relação com qualquer possível ato terrorista. A torre mais alta desmoronou com o fogo, mas, de acordo com os bombeiros, a estrutura conseguiu ser salva. Apesar de ainda haver muitas pessoas no interior da Catedral no momento do fogo, inclusive turistas, eles puderam ser retirados em segurança. Mas um bombeiro teria ficado gravemente ferido.
 
            A catedral de Notre Dame tem grande importância histórica para a França e o mundo. Sua construção foi dedicada à Virgem Maria, iniciada em 1163 e concluída 180 anos depois. Notre-Dame significa Nossa Senhora em português. Durante o período das Cruzadas, cavaleiros medievais iam até ela, mesmo ainda não totalmente construída, para rezar e pedir proteção em suas expedições ao Oriente. Em 1804, Napoleão auto coroou-se imperador naquela Catedral. O clássico da literatura mundial “O Corcunda de Notre Dame”, lançado por Victor Hugo em 1831, tornou a Catedral ainda mais conhecida e procurada por turistas.
            As 16 estátuas que ficam localizadas no alto da Catedral tinham sido retiradas do telhado para uma restauração, o que as poupou da destruição. Elas representam os apóstolos e os quatro evangelistas. Algumas obras de arte, porém, foram destruídas. O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a Catedral será reconstruída: "Nós vamos reconstruir essa catedral, todos juntos. Uma campanha nacional vai ser lançada, e para além das nossas fronteiras. Nós faremos um chamado aos maiores talentos, que serão muitos e virão para reconstruir nossa Notre Dame.”
           Lamento muito o ocorrido, mas devemos ficar felizes por ninguém mais ter ficado ferido, e torcer pelo bombeiro. E o incêndio nos faz lembrar da destruição do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, na noite de 8 de setembro de 2018. Nosso museu é muito menos conhecido mundialmente, mas a perda do seu acervo deve também ser lamentada e lembrada. fr
 

Nenhum comentário: