SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Brasil é campeão da Copa América

          O Brasil venceu, ontem, a seleção peruana por 3x1, no Maracanã, e conquistou a Copa América. E mostrou que não depende de Neymar, que se contundiu em um amistoso com o Catar, dias antes do início da competição. Os gols brasileiros foram marcados por Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison. O jogo dividiu-se em dois tempos dominados por cada uma das seleções. O Brasil dominou o primeiro, chegando a fazer 2x1. Mas sofreu pressão no segundo, principalmente a partir dos 25 minutos, quando Gabriel Jesus tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso. 
 
O atacante saiu reclamando do árbitro, fazendo o gesto de roubo com as mãos, esbravejando, e depois sentou na entrada do túnel chorando. Parecia uma criança mimada, uma atitude nada condizente com um jogador que se diz profissional e veste a camisa do seu país em uma competição tão importante. O seu comportamento pode, inclusive, resultar em uma punição maior para ele. Além de sua expulsão quase ter prejudicado a conquista do Brasil, porque o Peru poderia ter empatado o jogo, já que o terceiro gol brasileiro somente saiu aos 44 minutos do segundo tempo. E se isso tivesse acontecido, a seleção brasileira teria que jogar toda a prorrogação com um jogador a menos.
            Este é o nono título do Brasil em Copas Américas, e o quinto sendo país-sede. Foi uma conquista invicta: 3x0 Bolívia, 0x0 Venezuela, 5x0 Peru, 0x0 Paraguai e 4x3 na disputa na marca do pênalti, 2x0 Argentina e 3x1 Peru. A seleção marcou 13 gols e sofreu apenas um. O capitão Daniel Alves levantou a taça, e foi eleito o melhor jogador da competição. O goleiro brasileiro Alisson foi também escolhido o melhor na posição E Everton Cebolinha e o peruano Paolo Guerrero foram os artilheiros, com três gols cada.
            O presidente brasileiro Jair Bolsonaro esteve presente na entrega das medalhas, e até se meteu em uma das fotos com os jogadores com a taça. Mas, no início do jogo tomou uma grande vaia no Maracanã, ainda que alguns presentes o tenham aplaudido.O jogador Marquinhos e o treinador Tite não o cumprimentaram durante a entrega das medalhas. A Argentina foi o terceiro colocado, e o Chile o quarto. fr

BRASIL 3 X 1 Peru
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 7/7/2019, 17h (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI) - Nota LANCE!: 6,0 (se atrapalhou um pouco no andamento do jogo, mas não influenciou no resultado)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
Árbitro de vídeo: Julio Bascuñan (CHI)
Público/renda: 58.584 pagantes/R$ 38.769.850,00
Cartões amarelos: Gabriel Jesus, Thiago Silva, Richarlison (BRA) e Tapia, Zambrano, Advíncula (PER)
Cartão vermelho: Gabriel Jesus 24'/2ºT (BRA)
GOLS: Everton 14'/1ºT (1-0), Guerrero 43'/1ºT (1-1), Gabriel Jesus 47'/1ºT (2-1) e Richarlison 44'/2ºT (3-1)
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho (Éder Militão 31'/2ºT); Gabriel Jesus, Everton (Allan 47'/2ºT) e Roberto Firmino (Richarlison 29'/2ºT). Técnico: Tite.
PERU: Pedro Gallese, Luis Advíncula, Carlos Zambrano, Luis Abram e Miguel Trauco; Renato Tapia (Christofer Gonzáles 36'/2ºT) e Yoshimar Yotún (Ruidíaz 32'/2ºT); André Carrillo (Polo 40'/2ºT), Christian Cueva e Edison Flores; Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca. (Ficha técnica: Lance!)

Nenhum comentário: