SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

A final da Libertadores tem que ser em dois jogos

          Eu não gosto muito da ideia da final da Libertadores da América ser disputada em jogo único, e em campo neutro. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) mudou o sistema de disputa por conta da vergonhosa atitude de bandidos, que se dizem “torcedores” do River Plate, em novembro do ano passado. Eles apedrejaram o ônibus da delegação do Boca Juniors quando ele se deslocava para o estádio, o que fez com que a decisão fosse alterada para o Estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, na Espanha!
 
Passar a ter a final em jogo único e em local neutro é reconhecer a incapacidade dos países membros de organizarem um jogo de futebol com a segurança necessária. Além disso, os verdadeiros torcedores são punidos, e acabam não podendo assistir ao jogo decisivo, afinal, não é todo mundo que pode pagar para viajar a outro país, pagar hospedagem e outras despesas. E as cidades onde ficam os clubes que vão fazer uma final tão importante deixam de aproveitar também.
Este ano, por exemplo, Flamengo e River Plate vão fazer a final da Libertadores em Santiago, no Chile. E o Rio de Janeiro e Buenos Aires vão deixar de ganhar com o deslocamento dos torcedores adversários. São hotéis, restaurantes, shoppings, pontos turísticos etc. que deixarão de receber turistas, que acabariam estendendo sua permanência por mais alguns dias. O que é necessário é que o poder público de cada país garanta a segurança do espetáculo, sua obrigação. fr

Nenhum comentário: