SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Botafogo demonstra falta de iniciativa, mas consegue classificação com empate fora de casa

           O Botafogo classificou-se para a segunda fase da Copa do Brasil, ontem, ao empatar em 1x1 com o Caxias, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. O Botafogo abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo, com Pedro Raul; mas sofreu o empate logo cinco minutos depois, com Carlos Alberto. Na primeira fase, o visitante tem a vantagem do empate, e o Fogão enfrentará o vencedor de Toledo x Náutico, no dia 19 deste mês.
 
O Caxias teve muito mais iniciativa no jogo, sufocando o Botafogo, que passou a maior parte do jogo se defendendo. Mesmo assim, os botafoguenses conseguiram alguns importantes lances de perigo real, quase fazendo o segundo gol, aos 41 minutos ainda do primeiro tempo. Guilherme recebeu livre, em jogada de contra-ataque, penetrou na grande área, mas passou fraco para Luis Henrique, que estava de frente para o goleiro, e o adversário cortou; não se perde uma oportunidade dessas, principalmente em um jogo como este, eliminatório.
“Quem não faz, leva” é uma máxima do futebol que quase se confirmou um minuto depois. O atacante Gilmar, do Caxias, cruzou da direita, dentro da área alvinegra, e a bola bateu no braço de Marcelo Benevenuto. O árbitro não marcou pênalti. Os jogadores do Caxias ainda reclamaram de um suposto pênalti, aos 51 minutos do segundo tempo, quando a bola bate no braço do jogador do Botafogo, Fernando. O comentarista de arbitragem da Globo, Sandro Meira Ricci, foi claro ao afirmar que não houve pênalti, porque o jogador estava com o braço alinhado ao corpo; segundo ele, não teria como ele “tirar” o braço do lance.
Logo em seguida, o árbitro Lucas Canetto Bellote encerrou o jogo, e passou a sofrer forte pressão dos jogadores do Caxias, que o empurraram. Um membro da comissão técnica do Caxias o agrediu covardemente, por trás, com o joelho. Uma cena vergonhosa! Eu torço para que ele seja identificado e severamente punido.
Minha opinião: O Caxias teve maior domínio, e maior número de chances, mas não foram oportunidades reais, perigosas. O Botafogo teve menos lances ao gol adversário, mas eles levaram muito mais perigo. Enfim, apesar de maior domínio, o Caxias não teve competência para fazer o gol. O Botafogo precisa, urgentemente, passar a atacar mais, não pode ficar se defendendo o tempo todo, confiando apenas nos contra-ataques. Não dá para passarmos todos os jogos tomando sufoco e conseguindo os resultados dessa maneira tão sofrida. Por mais que o Caxias esteja bem no Campeonato Gaúcho, em primeiro lugar na quarta rodada do grupo B, à frente do Grêmio, a quem venceu por 2x0, o Botafogo tem que impor respeito. Espero que, com a chegada do japonês Honda, a maneira de jogar do Botafogo mude, e passe a atacar mais!  fr

FICHA TÉCNICA:
CAXIAS-RS 1X1 BOTAFOGO
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data: 5 de fevereiro
de 2020, quarta-feira
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Cartões amarelos: Vinícus Baiano, Marcelo Pitol, Gilmar, Carlos Alberto (Caxias); Pedro Raul (Bota)
Gols:
CAXIAS: Carlos Alberto, aos 17 min do 1º tempo
BOTAFOGO: Pedro Raul, aos 12 min do 1º tempo

CAXIAS: Marcelo Pitol, Ivan, Laércio, Thiago Sales e Bruno Ré; Yuri (Da Silva), Carlos Alberto e Diogo Oliveira; Vinícus Baiano (Bruninho), Juninho Potiguar (Léo Tilica) e Gilmar
Técnico: Rafael Lacerda

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Fernando, Marcelo Benevenuto, Joel Carli e Guilherme Santos (Danilo Barcelos); Cícero, Alex Santana, Thiaguinho e Bruno Nazário (Rafael Navarro); Luís Henrique (Kanu) e Pedro Raul
Técnico: Alberto Valentim

Fonte: Gazeta Esportiva.

Nenhum comentário: