SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Por que existe o dia 29 de fevereiro?

Hoje, é dia 29 de fevereiro! Estamos em um ano bissexto, quando se acrescenta um dia a esse mês, o que somente acontece em anos múltiplos de quatro. Esta foi a forma encontrada para acertar as contas do tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol, o chamado movimento de translação. Essa volta leva exatamente 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos, ou seja, um ano. Essa diferença foi arredondada para seis horas, e a cada quatro anos, quando se completam 24 horas, acrescenta-se um dia a mais ao ano.  
            E os cerca de 12 minutos que são arredondados a cada ano faz com que os anos múltiplos de 100, mas não de 400, não tenham um dia a mais. Nos anos múltiplos de 400, ou seja, no próximo ano de 2400, haverá um dia a mais. Tudo, novamente, para acertar as contas, e o calendário. Essa matemática toda é para ajustar o calendário aos ciclos da natureza, como as estações do ano, por exemplo. A cada dia, o relógio atrasa um minuto, e, para evitar mudanças bruscas nos horários, a adoção do ano bissexto foi necessária.
            O nosso calendário, conhecido como “gregoriano”, passou a vigorar com a promulgação pelo papa Gregório 13, em 1582, em substituição ao até então vigente, o “juliano”, do imperador Júlio Cesar. A adoção desse novo calendário ocorreu ao longo dos séculos seguintes, passando a ser utilizado inicialmente na Itália, Portugal, Espanha e Polônia, e, depois, pelos demais países europeus católicos. A China passou a utilizá-lo em 1912; a Rússia, em 1918; e a Turquia, em 1926. Quem nasceu em um dia 29 de fevereiro, pode comemorar o seu aniversário nos anos que não sejam bissextos no dia seguinte, portanto, ninguém deixa de mudar de idade por conta disso.  Parabéns a quem comemora o seu aniversário hoje! (Fontes de referência: Wikipédia, Gaúcha Zero Hora, 28/02/2020).  fr

Nenhum comentário: