SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sábado, 28 de março de 2020

Daniel Azulay marcou minha infância, e nos deixa aos 72 anos

        
         Ontem, 27 de março, fiquei muito triste ao saber da morte do desenhista Daniel Azulay, aos 72 anos. Ele estava fazendo tratamento de leucemia, e, segundo informado pela família, contraiu coronavírus. Daniel Azulay faz parte da minha infância. Eu assistia a seus programas na antiga TVE e na TV Bandeirantes, e ele chegou a mostrar no ar uma carta minha, com meus desenhos, foi muito legal. Uma pena eu não ter as imagens.
Em 1998, eu o conheci pessoalmente, ao entrevistá-lo na TV Bandeirantes, em Botafogo, onde ele gravava o seu programa, para uma matéria que eu escrevi sobre os quadrinhos para a ‘Revista de Comunicação’. Ele era uma pessoa muito simpática. Por conta do tratamento médico, esteve internado nas últimas duas semanas no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da Clínica São Vicente, na Gávea.
        Daniel Azulay era desenhista, educador, pintor, artista plástico, apresentador, compositor e empresário. A sua criação mais conhecida foi a ‘A Turma do Lambe Lambe’, que surgiu inicialmente em tirinhas de jornal e ficou durante anos na televisão, de 1975 a 1985, além de ter dado origem a revistas em quadrinhos e discos de músicas. Azulay ensinava a desenhar; criar brinquedos com objetos simples, como caixas de ovos; e passava conceitos como reciclagem e defesa do meio ambiente.

         Estimulava a criatividade das crianças, dizia ser o “irmão  mais velho” e encerrava os programas com a sua despedida marcante: “algodão doce pra você!”. A partir de 1996, teve também outro programa na TV Bandeirantes do Rio de Janeiro: ‘Oficina de Desenho Daniel Azulay’. O nome era uma referência à oficina que mantinha desde 1989, e conta atualmente com quatro unidades, em Ipanema, Barra da Tijuca, Vila da Penha e Tijuca. Outra iniciativa sua é o projeto social ‘Crescer com arte – desenhando com Daniel Azulay’, levando a arte às crianças e adolescentes, com o apoio de patrocinadores.
Carioca, nascido em 30 de maio de 1947, Daniel Azulay graduou-se em Direito em 1969, para agradar o pai, advogado. Mas, sua verdadeira paixão era o desenho; foi um desenhista autodidata. Era casado com Beth Azulay, com quem teve uma filha, Paloma, e que lhe deu um neto, Baruck. Eu fico triste com a sua morte prematura. Mas, com certeza, eu e minha geração podemos manter na memória as lembranças dele na televisão, e que bom que tivemos ele em nossa infância. Fique em paz, Daniel Azulay! fr

Nenhum comentário: