SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Jurista quer que presidente Bolsonaro seja submetido a exame de sanidade mental

           O jurista Miguel Reale Júnior defende que o Ministério Público solicite um exame de sanidade mental para o presidente da República. Jair Bolsonaro, a fim de confirmar se ele tem condições de exercer o cargo. Miguel Reale foi um dos autores do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no final de 2015; e foi ministro da Justiça durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. A gota d’água foi o comportamento do presidente ontem, em Brasília, ao participar de uma manifestação pública contra o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal), cumprimentando e abraçando várias pessoas.
 
Semana passada, Bolsonaro esteve em contato com 14 pessoas já diagnosticadas com o coronavírus durante sua viagem a Miami, nos Estados Unidos. Entre as pessoas infectadas, estão integrantes de sua comitiva, além do prefeito de Miami, Francis Suarez, com quem o presidente se encontrou. Bolsonaro desrespeitou a orientação do próprio ministro da Saúde do seu governo, que pediu às pessoas  que não se aproximem de grandes concentrações de pessoas, a fim de evitar a propagação do coronavírus.
"Seria o caso de submetê-lo a uma junta médica para saber onde está o juízo dele. O Ministério Público pode requerer um exame de sanidade mental para o exercício da profissão. Bolsonaro também está sujeito a medidas administrativas e eventualmente criminais. Assumir o risco de expor pessoas a contágio é crime", explicou o jurista Miguel Reale. fr

Nenhum comentário: