SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Manga, goleiro do Botafogo no primeiro título brasileiro, vai morar no Retiro dos Artistas

          O pernambucano Haílton Corrêa de Arruda, o goleiro Manga, jogou no Botafogo durante dez anos, nos anos de 1959 a 1968, e é escalado por muitos como o goleiro da seleção com os melhores jogadores da História do clube, de todos os tempos. E um dos melhores goleiros do Brasil, inclusive tendo jogado na Copa do Mundo de 1966.
Eu li hoje na imprensa que o Retiro dos Artistas vai conceder uma casa para que ele, aos 82 anos, passe a morar lá com a esposa, a equatoriana Cecília Cisneros. Há meses, Manga vem enfrentando problemas de saúde  e dificuldades financeiras. Ele morava no Equador desde o início da década de 1980, quando encerrou a carreira jogando no Barcelona, de Guayaquil. Ele esteve internado em agosto do ano passado com grave problema renal, os rins não estavam funcionando adequadamente, e com anemia aguda.
Graças à ajuda do cônsul do Uruguai em Quito, e de torcedores do Nacional do Uruguai, onde também jogou, o ex-goleiro foi àquele país para poder ser operado. De acordo com a esposa, os médicos deram alta a ele, que passou a usar uma sonda, por falta de espaço no hospital uruguaio. Manga passou quatro meses no Uruguai. O Nacional anunciou recentemente que passaria a pagar uma pensão ao ex-goleiro. Por esse clube, Manga foi campeão em 1971 da Libertadores da América e da antiga Copa Intercontinental, também conhecida como Copa Toyota, disputada de 1964 a 2014.
            O Retiro dos Artistas é uma instituição fundada em 1918, que conta com a ajuda de doações, e acolhe artistas idosos desamparados, sem condições financeiras ou de saúde de se manterem por conta própria. Ela fica localizada no bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e o seu atual presidente é o ator Stepan Nercessian, conhecido torcedor do Botafogo.
Atualmente com 47 artistas residentes, o Retiro fornece a eles alimentação, tratamento médico e odontológico, apoio psicológico e atividades culturais. O ex-goleiro Manga será o primeiro esportista a morar no local, que já recebeu também jornalistas, como o comentarista Sérgio Noronha, falecido em janeiro deste ano.
O goleiro Manga não gostava de usar luvas, e acabou ficando com os dedos das mãos deformados. Jogando pelo Botafogo, Manga foi campeão brasileiro em 1968; campeão estadual em 1961, 1962. 1967 e 1968; campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1962, 1964 e 1966, entre outras competições. fr

Nenhum comentário: