SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Senado aprova estado de calamidade pública no Brasil devido ao coronavírus

Foi aprovado, hoje, pelo Senado, projeto de decreto legislativo que estabeleceu estado de calamidade pública no Brasil em razão da disseminação do coronavírus no país.  O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, e como é um projeto de decreto legislativo, não precisou de sanção do presidente da República. Logo após encerrada a votação, foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, e já entrou em vigor. 
          Na prática, o estado de calamidade pública permite que o governo federal aumente o gasto público e não cumpra a meta fiscal de déficit prevista para este ano, de até 124,1 bilhões de reais. Com a desaceleração da economia mundial, por conta do coronavírus, o Ministério da Economia já reduziu a previsão de crescimento do Brasil para 2020, de 2,4% para 2,1%.  Esta semana, também, o mercado financeiro reduziu a previsão ainda mais, para 1,68%.
          Diante do risco de contaminação pelo coronavírus, a votação pelos senadores foi on line, e não foi no plenário da Casa, pela primeira vez em 196 anos de sua existência. Participaram da votação, feita em videoconferência, 75 senadores, e todos votaram pela aprovação do projeto. Apenas seis parlamentares, não votaram. Três deles não conseguiram conexão ao sistema do Senado.
          O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/MG) e o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) não votaram por estarem com o coronavírus. Mas, o senador Prisco Bezerra (PDT/CE) também está infectado, e, mesmo assim, participou da votação. Eu não entendi nada! Com a ausência do presidente, assumiu a condução o vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD/MG), que, por isso, também não votou. fr

Nenhum comentário: