SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

domingo, 19 de abril de 2020

Você sabe o significado da posição dos pratos do Palácio do Congresso Nacional?



          Muitos poucos sabem o significado da posição dos dois “pratos” que ficam em frente ao Palácio Nereu Ramos, o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília. O que fica à esquerda da rampa, voltado para baixo, representa o Senado Federal, e está sobre o seu prédio, e simboliza a vontade do Estado. O da direita, voltado para cima, está localizado sobre a Câmara dos Deputados, e simboliza a vontade popular. É a relação de contrapesos entre as duas casas do Poder Legislativo. Na horizontal está o prédio principal, e atrás, estão duas torres gêmeas, de 28 andares cada, tudo dividido pelas duas casas. 
Um dos principais pontos de visitação da cidade, inaugurado em 1960, o Palácio do Congresso Nacional é uma das três construções que ficam na Praça dos Três Poderes. As outras duas são a sede do STF (Supremo Tribunal Federal), o Poder Judiciário; e o Palácio do Planalto, onde fica o Gabinete do presidente da República, o Poder Executivo Federal. As três obras foram projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer e tem o projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. 
Em 2007, ano do centenário de Oscar Niemeyer, a estrutura arquitetônica do edifício do Palácio do Congresso Nacional foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Outras obras do arquiteto também foram tombadas à época, entre elas o Palácio do Planalto,  a sede do STF e o Palácio da Alvorada. Desde então, qualquer reforma nesses bens tombados precisam da autorização do IPHAN, a fim de evitar  possíveis descaracterizações. Eu estive em Brasília em 1993, a trabalho, quando fazia o jornal interno do Ponto Frio, e visitei na época o Palácio do Congresso Nacional (foto acima). fr

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas ambos os pratos devem estar cheio de $$$$$ para interesses diversos dos políticos