SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 5 de maio de 2020

Dica de filme: "Janela indiscreta"

JANELA INDISCRETA ("Rear window")
EUA, 1954, Suspense, Hitchcock
Direção: Alfred Hitchcock
Com: James Stewart, Grace Kelly, Raymond Burr, Thelma Ritter, Wendell Corey

Eu gosto muito deste filme, um clássico, já vi algumas vezes. L. B. Jeffries (James Stewart) é um fotógrafo profissional, acostumado a viajar pelo mundo para fazer perigosas coberturas jornalísticas. Após ter quebrado a perna em uma delas, ele é obrigado a ficar em seu apartamento, sem ter nada para fazer. A sua única opção para passar o tempo é ficar olhando de sua janela para os apartamentos dos prédios em frente.
           Com o tempo, acaba conhecendo um pouco da vida de cada um dos vizinhos. Mas, o que chama mais a atenção dele, é o vendedor de joias Lars Thorwald (Raymond Burr), que, após desentendimentos com a esposa, é visto por ele saindo de madrugada carregando uma mala. No dia seguinte, o vizinho despacha um grande baú, e, com o desaparecimento da sua esposa, uma mulher que necessitava de cuidados médicos, Jeffries passa a desconfiar que ela foi assassinada.
           O fotógrafo, então, pede ajuda a um amigo, o detetive Thomas J. Doyle (Wendell Corey), que passa a investigar o suspeito. As suas desconfianças passam a ganhar cada vez mais força. A namorada, Lisa Fremont (Grace Kelly), e a enfermeira Stella (Thelma Ritter), que visitam Jeffries diariamente, passam a se envolver na busca da verdade. Os três acabam por se arriscar demais, colocando as suas vidas em risco quando Thorwald descobre estar sendo espionado.
           O filme “Janela Indiscreta” recebeu quatro indicações para o Oscar de 1955, mas não venceu em nenhuma das categorias: Diretor, Roteiro Adaptado, Fotografia – Cor e Mixagem de Som. O diretor Alfred Hitchcock faz a sua tradicional aparição neste filme, no apartamento de um dos vizinhos de Jeffries. É uma das suas marcas, e a gente fica esperando ele aparecer.
           Os prédios onde os vizinhos apareciam, sempre de longe, fazem parte de um cenário de filmagens em um dos estúdios da Paramount. Em 1998, a rede de televisão ABC, dos Estados Unidos, fez uma refilmagem, com o personagem principal sendo interpretado por Christopher Reeve, mais conhecido pelos filmes em que fez o Super-Homem. Eu assisti a esse filme, mas não gostei muito. É inevitável a comparação com o clássico. fr

Nenhum comentário: