SEJA ÉTICO

SEJA ÉTICO: Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste blog com a devida citação de sua fonte.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Rússia anuncia primeira vacina contra o coronavírus do mundo, mas imprensa ocidental reage com descrença

       A notícia de maior repercussão no mundo, hoje, foi a divulgação pelo governo russo do registro de uma vacina contra o coronavírus, e com efeitos duradouros. Ela, por si só, seria motivo de grande comemoração, mas a imprensa ocidental reagiu com muita desconfiança acerca de sua eficácia.
A justificativa é pelo fato da vacina ainda não ter passado pela terceira etapa da pesquisa, justamente a de testes com um número maior de pessoas. Essa etapa somente iniciará amanhã, e será também realizada no Brasil, país onde o número de infectados é muito alto. Além disso, a imprensa alega falta de transparência por parte dos pesquisadores russos.
A vacina foi batizada de ‘Sputnik V’, uma referência ao satélite da então União Soviética, o primeiro a orbitar o planeta Terra, em 1957. O presidente russo, Vladimir Putin (foto), afirmou, hoje, que a vacina tem eficácia, e que ela foi testada inclusive em uma de suas filhas. A Rússia pretende produzir a vacina em massa já a partir do mês que vem.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, anunciou que pretende assinar um acordo com o Ministério da Saúde russo. O objetivo é realizar testes, e passar a produzir e distribuir a vacina assim que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dê a sua aprovação.
Existem outras vacinas sendo testadas no mundo. E o que está por trás de tudo isso é a busca da primazia mundial, ser o primeiro a fazer a vacina que vai combater o coronavírus. Além, claro, da busca por lucros, ganhar muito dinheiro exportando a vacina para vários países do mundo.
Eu espero que uma vacina fique pronta o mais rápido possível, e que seja eficiente, de efeitos permanentes, de preferência. O importante é dar um basta a esse pânico generalizado que tomou conta do Brasil e do mundo, e já provocou a morte de centenas de milhares de pessoas. Pouco importa se a vacina for russa, inglesa, chinesa ou de qualquer outro país. fr

Nenhum comentário: